Sala Kinoplex no Cinema São Luiz - Foto: Divulgação

Uma novidade bacana chegou à rede Kinoplex no Rio de Janeiro. Todas as salas de cinema já dispõem de um sistema que permite transmitir recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual e auditiva. Por meio de dispositivos sem fio e com tela sensível ao toque que podem ser utilizados em qualquer poltrona do cinema, os usuários têm acesso a legendas descritivas em tempo real, audiodescrição e a um avatar virtual que executa a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com tradução automática.

”Um dos nossos principais objetivos é fazer com que o cinema seja cada vez mais inclusivo e acessível para todos. Estamos muito felizes em concluir esta etapa no Rio de Janeiro, trazendo a emoção do cinema para todos os que desejam viver essa experiência mágica e única. Em breve, os clientes do Kinoplex por todo o Brasil também poderão usufruir dos novos recursos de acessibilidade, estamos trabalhando muito para isso”, diz Patricia Cotta, gerente de marketing da rede.

Durante as sessões, o público poderá selecionar as opções de acessibilidade diretamente no dispositivo. As pessoas com deficiência visual e cegas poderão ativar a audiodescrição, que permite com que ouçam a descrição das cenas em que não há diálogo por meio de fones de ouvido. Já as pessoas surdas ou com deficiência auditiva poderão ativar a legenda ou a tradução para Libras.

A iniciativa obedece à normativa 145 da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal 13.146/2015), que determina que as salas de cinema devem oferecer recursos de acessibilidade em todas as sessões sem custo adicional aos clientes. A previsão é de que até o fim do mês de setembro todas as 271 salas do Kinoplex pelo Brasil disponibilizem a ferramenta.

Os dispositivos de acessibilidade que serão utilizados medem cerca de 14cm de comprimento, têm 6 horas de bateria e usam a tecnologia CineAssista, resultado de uma parceria entre as empresas Dolby e Assista Tecnologia.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui