Salas de cinema da rede Kinoplex no Rio ganham sistema de acessibilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Uma novidade bacana chegou à rede Kinoplex no Rio de Janeiro. Todas as salas de cinema já dispõem de um sistema que permite transmitir recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual e auditiva. Por meio de dispositivos sem fio e com tela sensível ao toque que podem ser utilizados em qualquer poltrona do cinema, os usuários têm acesso a legendas descritivas em tempo real, audiodescrição e a um avatar virtual que executa a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com tradução automática.

”Um dos nossos principais objetivos é fazer com que o cinema seja cada vez mais inclusivo e acessível para todos. Estamos muito felizes em concluir esta etapa no Rio de Janeiro, trazendo a emoção do cinema para todos os que desejam viver essa experiência mágica e única. Em breve, os clientes do Kinoplex por todo o Brasil também poderão usufruir dos novos recursos de acessibilidade, estamos trabalhando muito para isso”, diz Patricia Cotta, gerente de marketing da rede.

Durante as sessões, o público poderá selecionar as opções de acessibilidade diretamente no dispositivo. As pessoas com deficiência visual e cegas poderão ativar a audiodescrição, que permite com que ouçam a descrição das cenas em que não há diálogo por meio de fones de ouvido. Já as pessoas surdas ou com deficiência auditiva poderão ativar a legenda ou a tradução para Libras.

A iniciativa obedece à normativa 145 da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal 13.146/2015), que determina que as salas de cinema devem oferecer recursos de acessibilidade em todas as sessões sem custo adicional aos clientes. A previsão é de que até o fim do mês de setembro todas as 271 salas do Kinoplex pelo Brasil disponibilizem a ferramenta.

Advertisement

Os dispositivos de acessibilidade que serão utilizados medem cerca de 14cm de comprimento, têm 6 horas de bateria e usam a tecnologia CineAssista, resultado de uma parceria entre as empresas Dolby e Assista Tecnologia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Salas de cinema da rede Kinoplex no Rio ganham sistema de acessibilidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui