Salve Jorge, a substituta de Avenida Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Complexo do Alemão Cenográfico Depois da Avenida Brasil temos a Perimetral ou a Rio-Santos, depende de onde se vem, mas para a Rede Globo virá o Complexo do Alemão, que por acaso nasceu da abertura da Avenida Brasil em 1946. O Alemão será um dos principais cenários para a próxima novela das 9, Salve Jorge, escrita por Glória Perez.

A novela que já tem um forte nome do carioca do subúrbio, afinal, há santo mais suburbano do que São Jorge? Sua principal igreja é em Quintino (olha eu aí), digo que é mais carioca até que nosso protetor São Sebastião, é até feriado municipal. Sem contar os bares que tem uma imagem do santo, o sincronismo religioso

Um dos edifícios do Complexo do Alemão de Salve JorgeGlória Perez escolheu o Complexo do Alemão devido a história do lugar, especialmente pós-pacificação, para autora é incrível saber que no local havia pessoas que nunca tinha saído de lá. E lá terá os dois protagonistas Morena, atriz Nanda Costa, interpretando sua primeira protagonista, e o oficial da cavalaria do Exército, e devoto de São Jorge, Theo, que faz a segurança do Alemão pacificado.

Advertisement

Diga-se, adorei saber que o Exército será mostrado, acho que é a primeira vez que teremos um núcleo de militares sem aquele ranço de depreciação. E mostrará algo que realmente muito bonito que é a Cavalaria, e que também é algo bem suburbano, já que fica na Vila Militar.

A novela que também se passará em Constantinopola (o nome é Istambul mas acho o antigo tão bonito) e Capadócia, terra de São Jorge, terá como linha principal a denúncia ao tráfico internacional de seres humanos. O assunto já foi tratado em outras novelas mas pela primeira vez terá destaque e, para Glória Perez, é um problema grave hoje e envolve cifras astronômicas.

 

Complexo do Alemão Cenográfico de Salve Jorge

Glória Perez em encontro com blogueirosNa quinta-feita, 19 de outubro, fui convidado a ir ao Projac para um conversa com Glória Perez e blogueiros sobre a novela, além de conhecer os cenários da novela. O interessante é que a autora sempre esteve em contato com a Internet, desde os idos das BBS nos anos 90, um período pré-internet, me lembro de trocar email com ela nessa época (enquanto ela começava a escrever Explode Coração) e ao ver o Twitter dela, @gloriafperez, que ela usa a logo do Diário do Rio em seu perfil, mesmo sem saber que é do blog.

E os cenários da novela estão realmente muito bem feitos, o Alemão está uma comunidade mesmo, com direito a vários detalhes que podem passar desapercebidos, como cimento no asfalto onde alguém pode ter feito uma ligação com o esgoto, os defeitos nas construções.

Esse Complexo do Alemão tem 1,8 mil m² e 14 grandes edificações, que representam casas e estabelecimentos comerciais.

O Complexo do Alemão da Novela Salve JorgeAs características e os elementos típicos como ruas estreitas, fios, escadas externas e caixas d´água estão bem presentes.  A maior parte das casas possui uma pequena laje, que proporciona sempre um ponto de vista superior, uma das características mais marcantes deste tipo de construção. A maior delas, a laje do Miro (André Gonçalves), fica no centro da cidade e tem três andares. De lá de cima, os turistas da história vão poder apreciar a paisagem do Rio de Janeiro inserida no vídeo por meio de efeitos especiais.

Estão localizados no Alemão cenográfico: a casa de Morena (Nanda Costa), o botequim do Clóvis (Walter Breda) e a venda do Galdino (Francisco Carvalho).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Salve Jorge, a substituta de Avenida Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui