Por Bernardo Moura
E a Passarela do Samba volta a sorrir. Aconteceu ontem a noite o sorteio de ordem dos desfiles das escolas de samba do grupo Especial em 2010. Após o costumeiro troca-troca que ronda todos os barracões, as escolas e suas equipes já prepararam e divulgaram as sinopses de enredos que embalaram corações no carnaval de 2010.
Como de praxe, a escola vencedora do grupo de Acesso A começa o desfile no domingo. Logo, a União da Ilha será a primeira a apresentar seu "Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis". A escola falará sobre a Espanha, com autoria de Rosa Magalhães (ex carnavalesca da Imperatriz).
Começando o desfile de segunda, a Mocidade Independente de Padre Miguel, que por pouco não caiu em 2009, leva seu "Do paraíso de Deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura". Cid Carvalho, que estava na Estácio de Sá, narrará a história do paraíso que os portugueses acharam que aqui era. O contato com os índios, o capitalismo selvagem, a fauna e a flora, tudo isso fará parte do tema da escola de Padre Miguel.
Continuando: o plenário já decidiu que Beija Flor e Mangueira fecharão os trabalhos das noites de Momo. Por isso, as duas prometem um arrebatador desfile para folião nenhum botar defeito. A Mangueira, escola que passou por poucas e boas em 2008/2009, contará a história da música. A música brasileira composta por axé funk, xaxados, tropicálias; a música de Roberto Carlos, Chico Buarque, Dorival Caymmi e outros se trajarão de verde e rosa.
Em Nilopólis, Laíla e cia vão homenagear Brasília. A cidade construída por JK, em 1960. Em "Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília do sonho à realidade, a capital da esperança", a Beija Flor não medirá forças para conquistar o coração dos jurados (e do povo) na Sapucaí. O trecho "Por fim um marco te fecunda a terra, como sêmen de pedra, que do alto da serra vigia teu sono derradeiro e sob o imenso céu a contemplar o cruzeiro faz seu ventre guardar ternamente, o alvorecer do novo tempo brasileiro" da sinopse, já dá pra ter uma ideia.
A grande campeã do carnaval carioca em 2009, o Salgueiro, abordará a história do livro. A partir de ""Histórias sem fim" , Renato Lage e equipe conta desde Gutemberg até os olhos eletrônicos de hoje em dia. A Grande Rio, de Caxias, terá um enredo patrocinado (mais um). Abordará a história da Brahma e seu camarote nem tão famoso assim.
A Unidos de Vila Isabel contará a história de Noel Rosa, o grande poeta do bairro da sede da escola. Afinal, se farão cem anos que o poeta nascia e mudaria pra sempre as páginas deste país. E detalhe: Alex de Souza contará com o samba do célebre Martinho da Vila! Na Imperatriz, Max Lopes (ex-Mangueira) diz que o "Brasil de todos os Deuses". Uma terra abençoada com "realismo mágico" que se fazem presente todas as religiões: o cristianinsmo, o hinduísmo, o judaísmo, o islamismo e por aí vai…
E por último, mas não menos importante, a Porto da Pedra, escola de Nikity (para os mais íntimos) relatará a história da moda, com título ‘Com que roupa… eu vou? Pro samba que você me convidou’. Esta escola ainda não entregou sua sinopse.
E falando em carnaval…a professora Walnice Nogueira Galvão lança o livro "Ao som do samba – Uma leitura do Carnaval carioca". O documento narra a história do carnaval e do samba, agindo como elemento fundamental. Participando das festividades através de décadas até os tempos atuais, quando chega aos sofisticado