Por Bernardo Moura

Mocidade Já falei aqui, mas vou repetir. Muito bom reencontrar os amigos nas rodas de samba da vida. Como há muito tempo não fazia, tive a oportunidade no sábado que passou, em Madureira. O papo ficou tão interessante que até esquecemos das músicas e falamos sobre os carnavais passados.

 

Desta vez, a pauta do dia foi as autênticas características das escolas de samba nos carnavais da vida. Portela, Mangueira, Estácio e por aí vai. Até a Mocidade Independente de Padre Miguel também o foi lembrada. Era ano de 76, quando a escola falava de Mãe Menininha do Gantois, de Arlindo Rodrigues, e empatou com a Mangueira pelo campeonato. Padre Miguel perdeu um ponto em bateria e a verde e rosa levou a melhor. No ano seguinte, a escola teve a ousadia de colocar uma laranja (ou um abacaxi, não lembro direito) ao falar de samba. Coisas de Mocidade.

Portanto em épocas de troca-troca nas escolas, é crucial para que elas não percam seu jeito, sua particularidade. A escolha de um profissional sirva para aumentar e aprimorar o trabalho, mas não mudar. Senão, é mais fácil acabar o desfile e todo mundo ficar ouvindo samba nos bares e botequins da vida. Ou até em casa, como muitos.

 

Falando ainda em escolas. Muito bom o pedido de desculpas formal de Ivo Meirelles à Beth Carvalho. Como já dizia a Bíblia, quando Maomé não vai à montanha, esta vai até a Maomé. Muita sorte para ele!

Para o pessoal da Zona Norte, que ainda não teve oportunidade de assistir ao espetáculo "É samba na veia, é Candeia", já pode comemorar. Neste mês de maio, no Sesc Tijuca, rolará o musical aplaudido e aclamado pela crítica. Aconselho.

 

A partir de amanhã, em todas terças de maio, o grupo Tio Samba festejará no centro Cultural Carioca, os cem anos da maior cantora do rádio brasileiro na década de 30. Ás 21h. Uma boa pedida!

 

Amanhã também, acontecerá o show de gravação do cd e dvd do Casuarina. O grupo, que faz roda de samba há três anos, receberá convidados especiais do naipe de: Moinho, Moska, Wilson Moreira e Roberto Silva. Na Fundição Progresso, a partir da meia noite.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui