Samba do Rio: Carnaval em maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Bernardo Moura

S@mabanet2 A noite do último sábado foi muito esperada por todos os amantes do samba. O frio intenso, que instaurou-se na cidade, ameaçando chuva, foi a causa de muitos questionamentos se sair ou não de casa, valeria a pena. Findo vou-não-vou, os fãs de samba e do carnaval carioca se reuniram na quadra da Unidos da Tijuca, na avenida Francisco Bicalho. A premiação com os melhores das escolas de samba dos grupos de acesso A e B rolou muito tempo depois do sol já ter raiado.

 

A começar, pelo burburinho do lado de fora, antes de entrar, as pessoas sorriam por estar ali. Até porque, carnaval mesmo que é bom, só daqui a 271 dias.

O S@mbanet surgiu, através de um grupo de amigos que discutiam o carnaval na internet. Por meio de listas de discussões, pesquisadores, jornalistas, desfilantes, carnavalescos dentre outros comentavam a folia durante o ano até o carnaval seguinte. Até que, em 1999, a lista já famosa, percebeu a falta de atenção com as escolas chamadas do "segundo grupo", e criou a tal premiação. Em 2009, o S@mbanet completou 11 anos de existência. E a cada ano, vem ganhando mais sucesso.

 

S@mbanet O local estava lotado. A organização, por precaução do ano passado, providenciou uma tenda para proteger o pessoal da chuva, entretanto não foi preciso. Um amigo meu disse: "Nossa, estava com saudade de sair de casa pelo samba. Desde o carnaval que não o faço." Esta era a ideia de muitos por ali.

A Acadêmicos do Cubango emprestou sua bateria para abrilhantar um pouco mais a festa. Milton Cunha apresentava e entregava os prêmios. Várias categorias decorreram na noite. Melhor bateria, melhor desfile, melhor destaque de luxo… Foram tantos que todas as pessoas ali olhavam admirados como se fosse a primeira vez. E para muitos, seria mesmo. Famílias e grupos de amigos inteiros vibravam a cada prêmio. Os camarotes lotados, foram disputados a tapa quando vendidos. Os fotógrafos e a imprensa, de modo geral, tentava transpor para sua ferramenta de trabalho, o que se passava ali.

 

Quando as categorias em homenagem ao Grupo Especial, (sim, eles também prestigiam a festa), entraram no palco, não deixou ninguém ficar parado. A escola campeã do carnaval carioca, o Salgueiro, deu uma palhinha do que mostrou na avenida e saiu com gritos do publico de “É campeã!” (confira o vídeo abaixo).

 

videoe7357b233c7f Samba do Rio: Carnaval em maio

 

Logo, a bateria da Cubango saiu e a da União da Ilha mostrou a que veio. A premiação seguiu com a entrega dos prêmios ao grupo A até o final da noite. Já passava das cinco da manhã, quando foi finalizada a noite. Todo mundo saindo, conversando, cantarolando. Mas, a ferveção começou nas barraquinhas dos ambulantes na parte externa da quadra, junto à rua. E aí, não satisfeitos, uma meia dúzia de tamborins, surdos e reco-recos se amontoaram e fizeram a festa de muitos que permaneceram até o final. Fazendo assim, mais um belo dia de carnaval, como se fosse um fevereiro qualquer.

 

Dica: Semana passada, foi lançada no Centro Cultural dos Correios, a exposição “Clássicos da pintura visitam o Rio de Janeiro”, de Lielzo Azambuja. A mostra retrata clássicos como a Mulher de Goya, Monalisa e muitos outros em nossa cidade. O interessante são as telas que o artista fez com a temática do carnaval carioca. Muito legal de se ver e apreciar.

Serviço: Centro Cultural Correios: Rua Visconde de Itaboraí, 20-Centro Rio de Janeiro/RJ – Tel.: (21) 2253-1580. De terça a domingo, das 12h às 19h.Grátis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Samba do Rio: Carnaval em maio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui