Samba do Rio: Sapucaí, nós não temos um problema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Bernardo Moura

Mocidade 1985 _ Samba Rio Passada a semana em que foi comemorado 40 anos da chegada do Homem à Lua, lembremos aqui fatos importantes que rolaram nos carnavais passados. Naquela época, muitas pessoas não acreditavam no que estava sendo noticiado nos jornais e transmitido na tevê. No Brasil e no mundo, as pessoas ficaram perplexas. Por isso, como seria o nosso carnaval daqui a 40 anos? Em 2049, o que mudaria?

 

Copiando o carnaval da Bahia, a folia carioca começaria na quarta feira antes da quarta de cinzas. A partir do meio dia, daquele dia, a cidade já parava oficialmente. O prefeito entregaria a chave da cidade ao Rei Momo. Quem é de viajar, viaja, quem é de ficar, fica. Os escritórios e indústrias liberariam seus funcionários sem pestanejar. A Rio Branco e a Presidente de Vargas vistas de cima pareceriam aquele movimento de outrora, Diretas Já, de tantas gentes nas ruas. Nelas, o Cacique de Ramos, o Bola Preta, o Simpatia é Quase Amor e a Banda de Ipanema já aguardavam a multidão. Claro que, não havia nada de trio elétrico. O som vinha de um tataraneto do Ipod com potência máxima de se fazer presente num estádio três vezes maior que o Maracanã.

Advertisement

As escolas de samba já colocariam seus carros na rua. Carros estes, que seriam holográficos, mais perfeitos dos que os carros da primeira década de 2000. Logo, os carnavalescos aplicavam-se mais ainda num intenso estudo com muitos detalhes, para que com a ajuda de programadores visuais de computador e agências de publicidade, as escolas cativassem os foliões e faturassem o campeonato.

 

A Sapucaí ou Passarela Professor Darcy Ribeiro, duplicada de tamanho dez anos antes, com o apertar de um toque, trajaria toda a vestimenta possível, pronta para a folia. Projetando também imagens holográficas nas publicidades. Com arquibancadas maiores, porém com óculos 3D, dando a percepção a cada folião uma emoção única. A Brahma, acabaria naquele espaço, atravancando o processo e cederia lugar à mais camarotes e arquibancadas. Telões de LED eram espalhados pela concentração e dispersão. Estas últimas com ambulantes credenciados vendendo apenas produtos naturais e saudáveis. nada de frituras e gorduras. A população naquele tempo seria mil vezes mais saudável que o Brasil de 2009. Nenhum lixo era visto pelo chão e, mesmo assim, montantes de lixeiras recicláveis eram vistas por todo o perímetro urbano.

 

Voo Grande Rio Uma criança de 10 anos olharia aquilo tudo com os olhos atentos. Para ele, seria pura magia. Pois, aprendera toda a história do carnaval na escola. Aprenderia que os carnavais antigos eram feitos com muito suor e muito esforço por parte das comunidades. Aprenderia que os principais conceitos foram desenvolvidos nesta época e muitos artistas destes tempos estavam à frente do seu tempo. Aliás, estes virariam nomes de praças e ruas em honrosa homenagem como Avenida Joãosinho Trinta, Praça Paulo Barros e por aí vai. O menino lembraria que ali naquele mesmo local um homem já havia voado na Grande Rio; a Mocidade projetaria uma vida no espaço sideral, 30 anos antes; e um certo beija flor voaria por ali pensando no futuro que se aproximava.

 

Finalmente, o menino perceberia que a essência vital do carnaval, a alegria, o amor, a paixão, não mudaria. Apenas ficava maior e maior. E assim, se dava conta, sorrindo, que aquilo ali, se perduraria por muitas e muitas décadas.

 

E falando em samba, fique atento, no site do meu coleguinha Sidney Rezende, Carnavalesco, estão sendo dispostos ao internauta, os sambas concorrentes das escolas. Começou pela Mangueira. Até o final da disputa, mais escolas estarão disponíveis. Aproveite!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Samba do Rio: Sapucaí, nós não temos um problema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui