Samba do Rio: Uma aula de cultura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Bernardo Moura

Pure Energy por Xavier Nesta semana, esta coluna tem por objetivo de atingir aqueles brasileiros (gaúchos, mineiros e de outros estados da Federação) que chegaram à cidade por estes dias e não sabem uma boa opção para se divertir. A mineirinha Carolina é uma delas. Ela conta que se apaixonou pela cidade e por este blog. Por isso, indico aqui as boas: mostra Universo do Carnaval; pagode da Tia Doca; ensaios técnicos na Sapucaí e os ensaios de quadra das mais de 62 agremiações do Rio.

 

Uma boa dica para quem está na cidade é a exposição Universo do Carnaval, que está no Centro Cultural da Justiça do Trabalho. Com a homenagem (mais que merecida) à rainha do rádio -e de vários blocos- Emilinha Borba, a mostra reúne objetos pessoais, fotos, vestidos, dentre outras coisas que fazem Emilinha um espetáculo.

Advertisement

 

Há ainda, um trabalho com mini bonecas fantasiadas de vestimentas feitas a partir de material reciclado. Obra do atelier Zen House. Magnífico! Confesso que a que mais me chamou a atenção foi a boneca “Carmen”. Sinal de que a criatividade nunca é estagnada neste país.

Ainda na mesma mostra, um trabalho engraçadinho e espirituoso feito por Marco Aramha, Folia Digital. Consiste em fotos alteradas no Photoshop de anônimos e personalidades do carnaval carioca.

Por fim, se uma escola de samba levasse à avenida sobre Emilinha Borba (como levou a Caprichosos de Pilares em 1980 com o enredo “É a maior-Emilinha Borba”), há uma “maquete” com alas, passistas, alegorias. Logo, sem dúvida, uma aula de cultura para lavra a alma.

——- # ——-

Tia Doca O aumento de dois minutos no tempo do desfile para a comissão de frente não atrapalhou em nada a evolução das escolas. Pelo menos, é o que diz um coreógrafo que não quis se identificar. Visto que ele tem razão. Foi o que se pode perceber no final de semana passado de ensaios técnicos. As coreografias não foram alteradas e o público vibrava a cada movimento.

 

  1. Mostra Universo do Carnaval: Centro Cultural da Justiça do Trabalho. Av. Pres. Antonio Carlos, 251-térreo. Centro. De 9 às 17hs. Grátis. Tel: 3907-6764
  2. Pagode da Tia Doca: R. João Vicente, 219-Madureira. A partir das 19hs. R$15.Tel: 3018-5474
  3. Ensaios técnicos na Sapucaí: Av. Marquês de Sapucaí, s/nº, sexta à domingo
  4. Ensaios de quadra das mais de 62 agremiações do Rio:Conferir no site da Liesa ou da Lesga.

 

N.E.: Infelizmente Tia Doca veio a falecer hoje, depois de feita esta coluna. Fica os pesâmes de toda a equipe do Diário do Rio

 

Fotos: Pure Energy por Xavier

Tia Doca (via Google Images)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Samba do Rio: Uma aula de cultura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui