Sambódromo completa 38 anos, nesta quarta-feira de cinzas, sem apuração dos desfiles

Os desfiles das escolas de samba e a apuração serão realizados no mês de abril, devido a pandemia da Covid-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sambódromo do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Era para ser um dia de grande festa para os sambistas cariocas com o aniversário de 38 anos do Sambódromo e apuração dos desfiles das escolas de samba. No entanto, a Marquês de Sapucaí será palco do evento somente em abril, devido o adiamento dos desfiles em decorrência da pandemia da Covid-19.

Inaugurado no ano de 1984, o Sambódromo foi construído em apenas 120 dias, durante o governo de Leonel Brizola e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O objetivo era que a cidade do Rio tivesse um palco permanente para realização dos desfiles das escolas de samba, que eram realizados até então, na avenida Presidente Vargas em uma estrutura que era montada anualmente para os desfiles.

Apesar de inaugurado em 1984, o Sambódromo só passou a ter o contorno orginalmente idealizado por Oscar Niemeyer no ano de 2011, pois a construção do camarote da Brahma impedia que público tivesse a visão completa da Praça da Apoteose de todos os locais da avenida. Com a demolição do camarote da Brahma, finalmente, o projeto original foi concretizado e assim permanece até hoje.

O nome oficial do Sambódromo é Passarela Professor Darcy Ribeiro, que na época da construção do Sambódromo era vice-governador do Estado do Rio de Janeiro. O antropólogo foi dos articulares mais importantes na concretização do projeto de criação da avenida e por este motivo, o local leva seu nome.

Advertisement

Recentemente o local passou por obras de revitalização. Foi realizado um novo recapeamento asfáltico e pintura na pista de desfile, novo sistema de escoamento de águas pluviais e readequação do sistema de prevenção a incêndio, com a instalação de novos hidrantes e sinalização nas áreas de escape. Na última quinta-feira (24/12), integrantes das 12 escolas de samba do Grupo Especial participaram do teste de iluminação do local.

Nos dias 20/04 e 21/04 acontecerá o desfile das escolas da série ouro. Já nos dias 22/04 e 23/04 e desfilam as escolas do grupo especial. Ainda haverá desfile das crianças no dia 24/04 e o desfile das campeãs no dia 30/04.  

Além destas datas, a Liesa também pretende realizar ensaios técnicos a partir do dia 13/03 até o dia 10/04. O objetivo é que a cada domingo, três escolas possam ensaiar e a campeã do último Carnaval de 2020, Unidos do Viradouro, realize o teste de som e luz da avenida na última passagem antes do Carnaval, como ocorre tradicionalmente todos os anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sambódromo completa 38 anos, nesta quarta-feira de cinzas, sem apuração dos desfiles
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui