Com 20 anos de atendimentos prestados à população do Rio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RJ) registrou, apenas nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 17% de socorros diante do mesmo período do ano anterior, contabilizando 110.725 chamados. A tendência é de que a eficiência no SAMU aumente ainda mais, pois o Governo do Estado investiu R$ 87 milhões na compra de 249 novas UTIs móveis, para agilizar as ações de socorro em todos os municípios fluminenses.
No último domingo (11), o SAMU ganhou a sua 38ª base descentralizada, na Praça Seca, na Zona Oeste da cidade. Com modelo, a administração estadual pretende viabilizar um atendimento mais rápido nas diversas regiões da capital.
“Chamar o SAMU é a primeira atitude de quem enfrenta um incidente de saúde. Por isso, estamos investindo muito para que esse serviço chegue cada vez mais rápido a quem precisa de socorro. Quero aproveitar para parabenizar todos esses profissionais que fazem a diferença, com tanta competência e profissionalismo, na vida da nossa população”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL), segundo o Correio da Manhã.
Desde 2021, o serviço é administrado diretamente pela Fundação Saúde, órgão subordinado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), contabilizando mais de 690.400 atendimentos.
“O SAMU-RJ é um serviço fundamental para a população do Rio de Janeiro. Por meio de um atendimento rápido e eficaz, conseguimos evitar óbitos e a evolução das vítimas para quadros mais graves”, ressaltou a secretária Claudia Mello, ainda segundo o veículo.
Para agilizar os atendimentos, em 2024, a SES-RJ comprou 11 ambulâncias e investiu em tecnologia. Das 73 ambulâncias do SAMU, 45 são Unidades de Saúde Básica, 15 Unidades de Saúde Avançada, 11 Unidades de Saúde Intermediária, duas Unidades de Suporte a Desastres.
A secretaria comprou ainda 28 novas motolâncias, totalizando 30 unidades; além de 44 ambulâncias utilizadas no Transporte Inter-Hospitalar, que permitem transportar pacientes em estado grave, obesos e bebês.
“Temos avançado nos últimos anos graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado. Desde 2021, estamos ampliando o número de viaturas, investindo em tecnologia e melhorando a nossa infraestrutura, que é reconhecida em todo Rio, com esse aumento no número de chamados e confiança no nosso trabalho”, comemorou o coordenador-geral do SAMU-RJ, Coronel Sarmento.