Santa Cruz ganha Centro de Atendimento para mulheres em situação de violência

O local oferecerá atendimento psicossocial, assistencial, orientação jurídica e acompanhamento psicoterapêutico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula/Divulgação

A secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, inaugurou o segundo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico (NEAP) Tia Gaúcha, nesta quinta-feira (05/01), em Santa Cruz. Pela primeira vez, a Zona Oeste recebe um serviço exclusivo para mulheres em situação de violência, que funcionará na Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz. O local oferecerá atendimento psicossocial, assistencial, orientação jurídica e acompanhamento psicoterapêutico.

No novo CEAM, as mulheres também poderão solicitar os auxílios financeiros disponíveis na Prefeitura do Rio, como o Move-Mulher, cartão para pagamento de passagens de ônibus, e o Cartão Mulher Carioca, benefício para compras no valor de R$ 500 por mês. 

Como tradição, a Secretaria da Mulher batiza seus equipamentos em serviços com o nome de mulheres que foram destaque em suas regiões no Rio de Janeiro. Tia Gaúcha foi uma emblemática liderança do movimento de mulheres da Zona Oeste.

O CEAM Tia Gaúcha é o segundo centro especializado em violência contra a mulher da Prefeitura do Rio. O primeiro foi o CEAM Chiquinha Gonzaga, localizado no Centro da cidade. Além desses dois equipamentos, a administração municipal também abriu no último ano três núcleos especializados no enfrentamento às agressões contra as mulheres. Esses núcleos ficam nas Casas da Mulher Carioca, em Madureira, Realengo e Padre Miguel.

Advertisement

Tia Gaúcha

Conhecida como Tia Gaúcha, Cleonir Alves (1941-2020) nasceu no Rio Grande do Sul, onde exerceu o ofício de cantora. Aos 25 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde construiu sua história de resistência e luta por acesso aos direitos. Foi sócia-fundadora da Casa da Mulher Trabalhadora (CAMTRA) e fundadora do Conselho de Mulheres da Zona Oeste (COMZO).

Tia Gaúcha participou ativamente de diversas conferências de mulheres sempre reivindicando melhorias para a população na oferta de serviços na área de educação, saúde e saneamento, sendo incansável lutadora pela implementação de políticas públicas de acolhimento e proteção a mulheres vítimas de violência na região da Zona Oeste, em especial, no bairro de Santa Cruz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santa Cruz ganha Centro de Atendimento para mulheres em situação de violência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui