Santa Cruz ganha dois novos Ginásios Experimentais Tecnológicos

Os GETs Armando Klabin e Ricardo Bentrani juntos têm capacidade para mais de 1.700 alunos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na quarta-feira (10/05), o Secretário de Educação Renan Ferreirinha, a Secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi e o Presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), Armando Queiroga, inauguraram dois Ginásios Experimentais Tecnológicos, o GET Armando Klabin e o GET Ricardo Bentrani. Essas inaugurações representam um investimento na qualificação da educação alinhada com as vocações tecnológicas e as demandas da sociedade.

“O GET é o modelo de educação mais inovador do Brasil. É uma educação mão na massa, onde nossos alunos são colocados em contato com a tecnologia e o conhecimento. É um lugar de criatividade, de sensibilidade e de protagonismo. É onde o aluno pode entrar em um colaboratório super tecnológico e que inspira toda a escola. O aluno pode aprender a programar, e elaborar as próprias questões matemáticas e pensar nas soluções. O GET tem esse caráter inovador e hoje esta região pode usufruir disso com a inauguração de duas unidades”, afirmou Renan Ferreirinha.

Os dois novos GETs, construídos pela Rio Urbe, têm capacidade de atendimento para mais de 1.700 alunos, do Ensino Fundamental I e II. Cada unidade conta com 24 salas de aula, colaboratório, sala de leitura, quadra coberta, auditório, área administrativa, área de alimentação, entre outros espaços. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos.

As duas unidades tinham tido suas obras estruturais paralisadas na gestão anterior e agora são entregues atendendo a grandes demandas de educação na área de Santa Cruz.

Advertisement

Idealizado nas gestões anteriores do Prefeito Eduardo Paes, o Programa Fábrica de Escolas é responsável pela construção e reconstrução de mais de 100 unidades escolares, como Espaços de Desenvolvimento Infantil e de Ensino Fundamental I e II. Esta é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Empresa Municipal de Urbanização, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Em 2022, foram cinco unidades inauguradas por meio da parceria e agora, em 2023, já são quatro entregues.

“Mais duas escolas do programa Fábrica de Escolas sendo entregues. Essas unidades são climatizadas e com acústica para as salas, colaboratórios e auditório. Mais 1.700 alunos sendo beneficiados”, ressaltou Armando Queiroga.

A previsão é que, até 2024, a cidade ganhe 24 escolas, entre unidades novas e reformadas, sendo 19 oriundas do programa e cinco escolas olímpicas, com obras em andamento.

Ginásios Experimentais Tecnológicos

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker e toda a estrutura necessária para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar.

A antiga Escola Municipal Ricardo Brentani, que funcionava na Cidade das Crianças, foi realocada para o novo prédio de Ensino Fundamental I, passando a ser GET Ricardo Brentani, com capacidade para 860 alunos, mais que o dobro de antes. Já o GET Armando Klabin é dedicado a receber alunos do Ensino Fundamental II, com capacidade também para 860 alunos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santa Cruz ganha dois novos Ginásios Experimentais Tecnológicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui