Neste sábado (23), fiéis comemoraram com missa e procissão a elevação da Igreja de Santa Rita de Cássia, no Centro do Rio, à condição de Santuário Arquidiocesano. A celebração especial foi presidida pelo cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. As informações são do jornal O Dia.
Construída em janeiro de 1751, a igreja é uma das mais antigas instituições católicas das Américas. O padre Wagner Toledo, que está há 14 anos à frente da paróquia, emocionou-se com a novidade. “Eu chorei muito quando soube que seria o primeiro reitor do Santuário de Santa Rita. Ela tem um peso muito grande em minha vida. É um privilégio entrar na história da criação de um santuário, na primeira igreja no mundo fora da Itália. É uma honra”, afirmou o religioso.
Entre os devotos presentes estava a advogada Dinaci Vieira, de 55 anos, que atribui à intercessão de Santa Rita sua cura de um câncer no pulmão diagnosticado em 2023. “Foi um milagre. Eu não tinha recurso, e um monte de gente que estava me devendo passou a me pagar. Consegui o dinheiro para fazer a cirurgia com certa rapidez e, hoje, vivo sem a doença. Depois do procedimento, veio o resultado e não havia câncer nos linfonodos. Eu estava curada”, afirmou Dinaci, ressaltando que visitou a igreja antes da operação.
Para Dinaci, a mudança da igreja para santuário é significativa. “A igreja é um lugar que acolhe, mas um santuário é onde você tem certeza que outras pessoas conquistaram milagres”, disse.
A assistente social aposentada Elizabeth Nunes, de 66 anos, devota de São Jorge, também participou da missa a convite do padre Wagner, que também é responsável pela paróquia dedicada ao santo guerreiro. Elizabeth destacou que “as pessoas têm muita fé em Santa Rita” e comemorou a novidade.
O processo para a elevação ao status de santuário contou com mais de dez mil assinaturas online. Padre Wagner explicou que a igreja recebe fiéis de diversas regiões, incluindo muitos da Baixada Fluminense. “Temos seis a sete missas nos dias da semana. Recebemos gente de todo o estado. Neste domingo (23), quando acabei de dar a bênção na missa das 10h30, um devoto da Suíça, que assistia de forma online, avisou que também recebeu”, disse.
Com a mudança, a paróquia terá mais responsabilidades sociais, afirmou o padre Wagner. “Doamos 150 cestas básicas para pessoas cadastradas e temos atendimento psicológico e jurídico”, explicou.
História de Santa Rita de Cássia
Conhecida como a “Santa dos Impossíveis”, Rita de Cássia chegou ao Brasil através do casal português Manuel Nascentes Pinto e Maria Antônia, que trouxe um quadro pintado a óleo da então beata Rita. A santa foi beatificada 180 anos após sua morte e canonizada pelo Papa Leão XIII em 1900. Protetora das causas impossíveis, mães e esposas que sofrem maus-tratos, Santa Rita é venerada na Basílica de Santa Rita, em Cássia, Itália, onde seu corpo incorrupto é conservado.
Beco da Sardinha renova movimento com elevação da igreja
O empresário Raphael Vidal trabalha para atrair cada vez mais frequentadores ao histórico Beco da Sardinha, próximo à igreja. “Com a Igreja de Santa Rita não foi diferente: fizemos contato com o padre Wagner, divulgamos as missas, vendemos rifas e somos os únicos que abrimos domingo, recebendo os fiéis. Esperamos que isso só cresça ainda mais com a consagração da igreja como santuário”, explicou o empresário. Raphael destacou também a importância histórica do local, incluindo o primeiro Cemitério dos Pretos Novos do país, situado entre o Beco das Sardinhas e o Largo de Santa Rita.