Santa Teresa ganha decoração para o Natal

A quarta edição do Natal Luz ilumina o histórico bairro de Santa Teresa até o Dia de Reis, 6 de janeiro, transformando o bairro em um cartão postal natalino

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O famoso Armazém São Joaquim, casarão de 1854 no coração do Largo do Guimarães, um dos mais emblemáticos imóveis do bairro / Foto: Priscila Gaertner

A quarta edição do Natal Luz ilumina Santa Teresa até o Dia dos Reis, 6 de janeiro, transformando o bairro em um cartão postal natalino. Promovida pela Amesanta (Associação do Polo Turístico e Gastronômico de Santa Teresa), a decoração contempla a estação do bonde no Largo do Curvelo; o prédio da Gerência Executiva Local da prefeitura, o cinema no Largo do Guimarães; além de bares, restaurantes, lojas e hotéis, assim como o casarão mais emblemático do bairro, o velho Armazém São Joaquim, construído em 1854. É bem na frente do famoso sobradão amarelo e vermelho com meia fachada em pedras de mão que foi colocado um colorido letreiro com o nome do bairro mais querido da boemia carioca.

Além de promover a visitação de Santa Teresa, a iniciativa da Amesanta foca em ações sociais para moradores do bairro em situação de vulnerabilidade. Uma campanha irá arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos, entregues às famílias cadastradas e atendidas em projetos sociais e Associações de Moradores de diversas áreas do bairro. Os alimentos podem ser doados no prédio da prefeitura – Gerência Executiva Local – Largo do Guimarães (2º andar) ou nos bares e restaurantes iluminados. Já os brinquedos deverão ser entregues na Paróquia Santa Teresa de Jesus, na rua Áurea.  Além disso, este ano, os vouchers de consumo em bares e restaurantes fornecidos em edições passadas como premiação para as residências mais iluminadas ganharão destinação mais nobre. Os valores correspondentes serão convertidos em doações de alimentos para as famílias da região.

Vamos transformar Santa Teresa em um cartão postal natalino do Rio, fomentando o aumento do turismo e, ao mesmo tempo, ajudando famílias que mais precisam“, afirma Liliana Jaeger, presidente da Amesanta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santa Teresa ganha decoração para o Natal
lapa dos mercadores 2024 Santa Teresa ganha decoração para o Natal

1 COMENTÁRIO

  1. ARBORIZAÇÃO DE SANTA TERESA

    Para que Santa Teresa fique realmente bonita é preciso remover ou reurbanizar aquelas favelas de lá… Por tudo o que vem acontecendo com turistas que são assassinados perto destas favelas (ao seguir as péssimas dicas do famigerado GPS), seus moradores vivem acuados – já ficou mais do que óbvio que estas favelas têm que ser removidas imediatamente, e seu local novamente arborizado, voltando a ser a floresta da Mata Atlântica que foi no passado.

    Sei que é muito difícil para a prefeitura dar fim a esta violência interminável no Rio, onde bandidos ameaçam moradores produtivos de nossa cidade. E as favelas, em geral, contribuem de certa maneira para a proliferação dos crimes, até porque todos nós sabemos que becos e vielas são locais ideias para o esconderijo de bandidos…

    Onde é que já se viu que tenham permitido a construção de favelas numa área nobre e tão central de nossa cidade como Santa Teresa ? Nossa Montmartre carioca não merece tal invasão !

    Agora, se não quiserem ou não puderem remover estas favelas, estas favelas precisam ser reurbanizadas com a máxima urgência, precisam ser rearborizadas, pois seus moradores precisam viver em casas normais em ambientes saudáveis… O que não dá é para ficar do jeito que está – até porque aqui no Rio de Janeiro qualquer um constrói o que quer, onde quer e fica por isso mesmo… Só Deus para conter a favelização galopante de nossa cidade, para conter esta fúria assassina contra as áreas verdes no Rio de Janeiro !!!!

    Devido à permissividade por parte de nossos DesGovernos com relação à construção de barracos ao longo de décadas, o que sobrou de nossas antes extensas áreas verdes (de nossa Cidade outrora Maravilhosa) está sendo dizimado, o que está tornando o Rio de Janeiro cada vez mais quente. Já chega de se construir barracos no Rio de Janeiro a torto e a direito, detonando com nossa Mata Atlântica…

    Tudo o que nossas casas nas favelas do Brasil poderiam ser e não são…

    As casas nas favelas poderiam ser casas acabadas por fora, pintadas de branco e com janelas e portas pintadas de azul. Haveria estas belas trepadeiras à porta, ou mesmo aquele tê de alumínio, com um vasinho de marias-sem-vergonha plantadas nele.

    O que são aquelas casas nas encostas da Grécia e em Amalfi e Positano na Itália ?

    São favelas ? Não, são casas simples, mas simplesmente bem cuidadas, bem arrumadas, bem conservadas e bastante atrativas para turistas do mundo inteiro !

    Será que algum dia nossos pseudo-administradores não vão atentar para este detalhe de que favela não é lugar de miséria, mas sim de um povo trabalhador, e que por isso mesmo tem que ser urbanizada, cuidada, tratada como qualquer outro bairro da cidade ? Considero as favelas como bairros do Rio de Janeiro, e devem ser tratadas e bem cuidadas como qualquer bairro da Zona Sul.

    As favelas na Colômbia são muito mais bem cuidadas do que as do Brasil… Elas têm tratamento urbanístico e paisagístico, muitas têm escadas rolantes, teleféricos e elevadores e nós, um país muitíssimo mais rico do que eles, temos que amargar estas favelas mal cuidadas e totalmente abandonadas que temos aqui.

    E será que nossos pseudo administradores não vão nunca atentar para a dinheirama que se perde no País por não se fazer uma exploração turística adequada destes locais ?

    Enfim, tenho certeza de que só Deus consegue consertar a ineficácia, a ignorância e a cegueira administrativa dos gestores de nossas cidades. Tudo o que bomba turisticamente no exterior, aqui não acontece, nunca decola… Turismo aqui não acontece, por total falta de vontade política destes prefeitos e pela ignorância crassa que impera nestas administrações corruptas e ineficazes que temos tido ao longo de décadas !!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui