Santo Antônio levou mais de 40 mil fiéis ao Largo da Carioca, nesta sexta-feira

Dia 13 de junho é celebrado o dia do Santo, que é um dos mais queridos do Brasil. Devotos lotaram todas missas celebradas no Convento de Santo Antônio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vantican News

Mais de 40 mil devotos subiram os 100 degraus rumo ao Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, nesta quinta-feira (13), dia do santo, que é um dos mais queridos do Brasil. A movimentação de fiéis começou antes mesmo do início da primeira missa, que foi celebrada às 6h. Ao longo do dia, as nove missas em honra do “Santo Casamenteiro” lotaram a bela igreja, onde 30 frades da Fraternidade do Convento e de fraternidades vizinhas se empenharam no atendimento para bênçãos individuais, escuta de fiéis que desejavam partilhar uma graça ou um pedido, distribuição dos pãezinhos e aspersão de água benta. A festa em honra de Santo Antônio também contou com a participação de mais de 100 voluntários, além dos funcionários do Convento, que trabalharam incansavelmente na logística das homenagens ao padroeiro dos pobres.

O ápice da celebração aconteceu às 15h, quando o arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Orani João Tempesta deu início à missa especial, que contou com a participação de um coral integrado por músicos do Theatro Municipal. Durante a missa, o cardeal fez alusão ao tema da Trezena, “Santo Antônio, nosso amigo, nosso irmão”, para incentivar os devotos de Antônio a assumirem as suas responsabilidades para que a cidade do Rio seja um lugar mais ordeiro, pacífico e fraterno. A colaboração dos frades franciscanos na condução da missão evangelizadora do Convento também foi destacada pelo arcebispo como um ponto importante para a disseminação e fortalecimento da fé católica. Dom Orani também agradeceu à organização da peregrinação da imagem de Santo Antônio, que percorreu vários locais da cidade na mais perfeita ordem.

Dom Orani na missa de Santo Antonio Vatican News Santo Antônio levou mais de 40 mil fiéis ao Largo da Carioca, nesta sexta-feira
Vatican News

Para facilitar a veneração dos fiéis, além da histórica imagem do altar-mor, outras imagens de Santo Antônio foram instaladas em lugares estratégicos do Convento. Em uma delas, colocada junto ao mastro na frente da igreja, os devotos, seguindo a tradição, amarram fitinhas e depositaram pedidos por escrito aos pés do Santo. Junta à imagem peregrina também foram depositados centenas de bilhetes, com pedidos e agradecimentos ao Santo, que também é padroeiro dos padeiros e das mulheres inferteis.

Advertisement

Para estreitar as relações de amizade entre os santuários do Convento Santo Antônio e do Cristo Redentor, às 11h, o frei Gustavo Medella celebrou uma missa no Corcovado. A cerimônia, oficiada com a presença da imagem do “Santo Casamenteiro”, teve bênção e a distribuição dos pãezinhos. Em sua homilia, frei Medella, lembrou a relação de profunda intimidade de Santo Antônio com Jesus Cristo:

“A visita de hoje é um gesto que revela o quanto a intimidade que Antônio cultivou com Cristo foi sinal de bênção para a vida dele e continua sendo para nosso vida hoje. O Cristo de braços abertos, conforme o vemos aqui neste Santuário, abraçou a Antônio e segue nos abraçando”, afirmou o religioso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santo Antônio levou mais de 40 mil fiéis ao Largo da Carioca, nesta sexta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui