São Gonçalo ganha nova unidade veterinária com serviços gratuitos à população

Novo Centro de Atendimento Veterinário Municipal, localizado no Alcântara, será mais uma opção para castrações e consultas ambulatoriais para os gonçalenses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cavem Alcântara, em São Gonçalo - Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, inaugurou, nesta sexta-feira (19/01), o novo Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Alcântara. A unidade somará com os serviços já oferecidos no Cavem Mutuá.

Com a entrega, os gonçalenses terão mais uma opção de local para castrações e consultas ambulatoriais, que terão as ofertas duplicadas e triplicadas, respectivamente, na cidade.

O atendimento à população para consultas e agendamentos de cirurgias inicia na próxima segunda-feira (22/01).

”É sempre um prazer fazer mais uma entrega para a população. Estamos transformando São Gonçalo para dar mais dignidade à população. No início do governo, visitei o antigo Cavem, em Amendoeira, que era dentro de um contêiner. Fiquei com vergonha de entrar e disse que ia mudar aquela realidade. Conseguimos montar o Cavem Mutuá, que já é um sucesso. Mas faltava um Cavem para esta região e, hoje, estamos inaugurando a unidade de Alcântara. Esse tipo de serviço aqui, vários municípios estão tentando fazer e não conseguem. Nós estamos conseguindo evoluir para atender a população, que tem que ser bem atendida e acolhida”, disse o prefeito Capitão Nelson.

Advertisement

O novo Cavem conta com um centro cirúrgico e dois consultórios para as consultas ambulatoriais, além de recepção, setor administrativo, banheiros, sala de esterilização, sala de preparo das cirurgias de castrações, pós-operatório, copa e almoxarifado para os insumos e material de limpeza. A unidade está dentro das normas do Conselho de Medicina Veterinária.

”Estamos só evoluindo no trato aos animais e vamos continuar. Não é só tratar bem o paciente humano, temos que cuidar de nossos animais. Aqui, está tudo novo, tudo de primeira, ambientes bonitos. Mas, nada disso adianta se não tiver um bom atendimento. Qualquer pessoa que trouxer o seu animal para cá, tem que ser bem acolhido e orientado. Se não tiver condições de resolver o problema dele aqui, o funcionário tem que procurar saber para informar. O lema desse governo é trabalhar e acolher bem a população porque a saúde não para”, acrescentou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha.

O Cavem de Alcântara vai realizar castrações de cães e gatos, consultas de casos de baixa complexidade, além de aplicar a vacinação antirrábica animal, fazer curativos e aplicar medicações injetáveis. ”Nenhum governante tinha olhado com tanto respeito e carinho para os nossos animais. É um serviço pioneiro implantado na cidade, que vai trazer ganhos para os pets, protetores e tutores. Estamos aqui em busca de uma saúde pública de qualidade porque os animais também fazem parte da saúde pública. Estamos de portas abertas para os pets para cuidar como cuidamos dos humanos”, disse, por sua vez, a subsecretária de Saúde Coletiva, Ana Cláudia Pinnas.

O presidente da Comissão Permanente de Defesa ao Animal da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, vereador Nelsinho Ruas, também participou da solenidade. ”É muito bom ver mais esse Cavem sair do papel. Um projeto que começou pequeno, mas procuramos um meio, recursos, e conseguimos chegar ao denominador comum para não deixar os animais sem atendimento. E mais um resultado está sendo entregue hoje, além do Cavem Mutuá, que realizou mais de duas mil cirurgias e 1.800 consultas no ano passado”, finalizou.

As castrações do local também serão agendadas pelo aplicativo ”Colab”, como já acontece com o Cavem Mutuá. Os demais serviços serão realizados com distribuição de senhas ou por vez de chegada, no caso da vacinação. O Cavem Alcântara fica no número 91 da Rua Arthur Silva (ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Agendamentos

Como a data de abertura de agendamento para as castrações através do Colab será só no próximo dia 30/01, a nova unidade iniciará as marcações presencialmente na próxima semana. Serão distribuídas 30 senhas nos dias 22 e 24 de janeiro, a partir das 8h, para os agendamentos das castrações. Vale lembrar que o agendamento presencialmente só irá acontecer nesta primeira semana de funcionamento.

Após a abertura dos agendamentos pelo aplicativo Colab, no dia 30/01, a unidade disponibilizará um dia da semana para os agendamentos das pessoas que não têm acesso à internet e necessitam da marcação presencialmente. Neste caso, serão oferecidas 25 vagas. A aplicação da vacina antirrábica será iniciada a partir do dia 29/01.

No dia 22/01, as consultas ambulatoriais já estarão disponíveis por ordem de chegada. Serão 14 consultas por turno, totalizando 28 consultas por dia, sempre de segunda à sexta. Para o primeiro turno, os tutores devem chegar até 8h. Para o turno da tarde, devem chegar entre 12h e 13h30.

As cirurgias estão disponíveis para cães e gatos (machos e fêmeas). Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. E, no dia da cirurgia, preferencialmente, levar um hemograma completo do animal.

Cada morador tem direito a cadastrar um animal por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5kg e o máximo é de 25kg. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos e de raças pequenas como pinscher, yorkshire e chihuahua.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp São Gonçalo ganha nova unidade veterinária com serviços gratuitos à população
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui