São Gonçalo registra diminuição nos crimes contra vida e patrimônio; confira números

Em fevereiro deste ano, redução foi de 20,83% em comparação com o mesmo período em 2022; trata-se do menor valor para o mês nas últimas duas décadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Policiais da Operação São Gonçalo Presente - Foto: Divulgação/Governo do RJ

O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, registrou redução nos crimes de homicídios dolosos, aqueles em que há intenção de matar. Em fevereiro deste ano, a diminuição foi de 20,83% em comparação com o mesmo período em 2022. Foi o menor valor para o mês nas últimas duas décadas.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), responsável por divulgar os números, os indicadores estratégicos apondo ano passado. Além disso, aumento de prisões em flagrante, recuperação de veículos e desobstrução de ruas.

No primeiro bimestre deste ano, os crimes contra o patrimônio tiveram queda em relação ao mesmo período de 2022. Os roubos de veículos apresentaram redução de 17,8% – menor número para o mês de fevereiro desde 2006. Já o roubo de cargas caiu 61,11%, menor número para fevereiro desde 2009.

Os crimes contra a vida e de letalidade violenta (que inclui homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte) também apresentaram redução, sendo de 20.83% para homicídio doloso e 7,89% para letalidade violenta.

Advertisement

”Iniciar o ano trazendo bons resultados na área de segurança pública é mostrar para nossa população que não trabalhamos com números, trabalhamos com vidas. A segurança de cada morador importa para nossa gestão. Hoje estamos colhendo os frutos do investimento feito em equipamentos tecnológicos e de pessoal na área. Além disso, precisamos destacar o trabalho integrado feito pelas polícias Militar, Civil e o Segurança Presente, que estão em sintonia com nosso comando de continuar tornando São Gonçalo uma cidade mais segura”, diz o governador Cláudio Castro.

Outros índices que se destacam são os de prisões em flagrante e recuperação de veículos, que obtiveram aumento de 5,2% e 9,4%, respectivamente. De janeiro a fevereiro deste ano, os policiais do 7º BPM (São Gonçalo) efetuaram 222 prisões em flagrante e apreenderam no município 50 armas de fogo – 6 fuzis, 34 pistolas e 10 revólveres.

Com ações de patrulhamento ostensivo e abordagem cidadã, a Operação São Gonçalo Presente, integralmente custeada pelo Governo do Estado, já reduziu em 62,50% a soma total dos delitos de roubos de veículos e de rua, no período de 2022 a 2023.

”A chegada do São Gonçalo Presente foi um divisor de águas na segurança pública da nossa cidade. Esse programa somado ao trabalho do 7° BPM e das delegacias estão mudando aos poucos a realidade. Espero que esse trabalho avance cada vez mais para garantir o nosso direito de ir e vir”, relatou Douglas Carvalho, morador de São Gonçalo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp São Gonçalo registra diminuição nos crimes contra vida e patrimônio; confira números
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui