Moradores de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, denunciam com o estado de abandono do Parque Ecológico Praia das Pedrinhas, às margens da Rodovia Niterói-Manilha, antigo local do piscinão municipal, que foi inaugurado em 2004 com um investimento de R$ 13 milhões.
O parque, desativado há seis anos, apresenta mato alto, água parada e suja no antigo piscinão, além de sinais de deterioração, como urubus ocupando o posto dos guarda-vidas e a presença de um cavalo morto.
A prefeitura de São Gonçalo e a Secretaria Estadual das Cidades afirmam que o processo de revitalização está em andamento. O piscinão, que operou por quatro anos após sua inauguração há duas décadas, fechou temporariamente, reabriu por um período e, em seguida, encerrou suas atividades há seis anos. A área de 9 mil metros quadrados, antes um ponto de lazer movimentado, recebia água tratada da Baía de Guanabara e oferecia entretenimento gratuito, como shows e atividades esportivas. Mesmo fora de operação, a área é utilizada para aulas de autoescola e exercícios físicos.
A recente tentativa de revitalização, entre 2022 e o ano passado, envolveu uma parceria entre o estado e o município de São Gonçalo para transformar o local em um novo parque urbano. A prefeitura anunciou a escolha da empresa responsável pelas obras e destacou que o projeto foi elaborado pelo município e executado pela Secretaria Estadual das Cidades. O projeto contava com skate park, concha acústica, academia ao ar livre, parque infantil, mirante, quadras e pista de atletismo, com um investimento de cerca de R$ 41 milhões, visando atender uma das carências do município: a insuficiência de áreas verdes e de lazer. A promessa era que as obras começariam ainda em 2022.
A prefeitura ainda informou que a Secretaria de Conservação realiza limpezas periódicas e enviará uma equipe para reforçar a manutenção do entorno. A Secretaria Estadual de Cidades afirmou que o processo de licitação está avançado, com a empresa vencedora escolhida, restando apenas a homologação e assinatura do contrato para dar continuidade à revitalização do parque.