Sara Rodrigues: Mussum – O Filmis é o grande premiado do Festival de Cinema de Gramado 2023

A cinebiografia levou 6 Kikitos, incluindo de Melhor Filme

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
19/08/2023 - 51º Festival de Cinema de Gramado - "Mussum, O Filmis", de Silvio Guindane recebe o prêmio de Melhor Longa-metragem brasileiro | Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Eu sou pé quente. Já está certo. Em 2019, meu favorito foi Pacarrete. Levou 8 Kikitos. Agora em 2023, apostei todas as minhas fichas em Mussum – O Filmis no Festival de Cinema de Gramado. Estava certa mais uma vez. Mas quem realmente acertou foi a produção, a direção, o elenco e toda a equipe desse filme lindíssimo.

Eu não conhecia Mussum, não vivi em seu tempo, não ouvi suas piadas. Mas agora parece que o conheço desde sempre, e que ele é realmente quem representa o Brasil, o carisma e o samba. A cinebiografia conta a história de um menino negro e pobre, que tinha um sonho: ser sambista. Ao longo da trajetória a vida o presenteia com uma carreira inesperada de comediante.

O resto é história! Silvio Guindane é o diretor que conduziu essa belíssima obra. Reuniu um elenco de gigantes, atores e atrizes realmente comprometidos com a jornada de Mussum. Em um debate no Festival de Cinema de Gramado, os atores compartilharam que Silvio os dirigia no detalhe, se preocupava, pensava nas próximas cenas, ligava. Deve ser por isso que o filme é tão bem trabalhado.

A trama se inicia com Mussum criança, interpretado pelo sorridente Thawan, que contracena com Cacau Protásio, que dá vida à mãe do personagem. Cacau é comediante, mas dessa vez me fez chorar. Em cenas muito simples, mas que nos mostra realidades. Mesmo sendo uma história real, melhor não dar spoiler para você ter a experiência completa.

Advertisement

Entre idas e vindas no tempo, Yuri Marçal interpreta o jovem Mussum, personagem que o entregou o prêmio de Melhor Ator, neste sábado na premiação do festival. Yuri também é comediante e isso o fez incorporar com alegria do personagem sambista. Em uma entrevista, Yuri me disse “Ontem assisti [ao filme] e fiquei vibrando. Porque foi tudo gravado naquele momento mesmo, não fomos para o estúdio. Eu mesmo toquei o reco-reco, os instrumentos éramos nós. Foi tudo muito bom”, revelou o ator.

Temos ainda o Mussum na idade em que fez grande sucesso como comediante. Esse, já interpretado por Ailton Graça, que gosta de ser chamado “pretagonista”. Ailton é simpatia pura, carisma, alegria, samba. Me contou em entrevista que é mangueirense por causa de Mussum. Veja quantas similaridades. E nas telonas ainda mais! Ganhou o prêmio de Melhor Ator.

Neusa Borges, que interpreta a mãe de Mussum já com mais idade, foi escolhida como Melhor Atriz Coadjuvante. A Trilha Musical de Mussum também levou um Kikito. O filme recebeu ainda o Melhor Filme pelo prêmio do Júri Popular, onde o público escolhe seu favorito. E, claro, o prêmio de maior prestígio: Melhor Filme.

O filme deve chegar aos cinemas em breve, recomendo que assistam. É uma história de alegria, superação, um filme de gerações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sara Rodrigues: Mussum - O Filmis é o grande premiado do Festival de Cinema de Gramado 2023
Avatar photo
Jornalista, produtora e apresentadora do podcast cineaspectos. Como amante do cinema, ficou imersa em roteiros fantásticos, conheceu a beleza dos filmes de máfia e os incompreendidos dramas europeus. Sara adora desbravar a singularidade do cinema brasileiro, e acompanha de perto os principais festivais e mostras ao redor do mundo.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui