Saúde do Rio amplia o acesso aos serviços e autonomia do paciente com plataforma online

Esta plataforma oferece aos cariocas a capacidade de solicitar, agendar, consultar, acessar e visualizar uma ampla gama de informações e serviços de saúde

Crédito: Edu Kapps/SMS

As consultas médicas e exames de saúde agora estão ao alcance de um clique, graças ao portal e aplicativo “minhasaude.rio” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esta plataforma oferece aos moradores do Rio a capacidade de solicitar, agendar, consultar, acessar e visualizar uma ampla gama de informações e serviços de saúde, tudo isso sem sair de casa. E através dessas ferramentas tecnológicas, os usuários ganham autonomia e um acesso mais amplo e facilitado ao sistema de saúde e à rede de atenção médica.

O dispositivo foi lançado na versão online em abril de 2021 e a partir de outubro de 2022 também tornou-se disponível como um aplicativo para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS. E as novas funcionalidades foram adicionadas com o tempo, incluindo a capacidade de receber laudos de exames laboratoriais e de imagem diretamente no celular ou computador, eliminando a necessidade de retornar ao local onde o exame foi realizado para obter os resultados.

A versão web do portal permite que os usuários solicitem a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO) e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Uma vez aprovado, é possível imprimir ou baixar uma versão digital do documento. Já o aplicativo possibilita o agendamento de consultas com médicos ou enfermeiros de suas equipes de saúde da família.

Os usuários têm acesso à sua carteira de vacinação, informações clínicas, acompanhamento de solicitações no SISREG e posição na fila, detalhes de seu cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) e da clínica da família, além de informações de contato de suas equipes de saúde da família de referência, entre outros dados importantes, tanto no site quanto no aplicativo.

O portal e o aplicativo “minhasaude.rio” foram desenvolvidos pela equipe de tecnologia da informação da Subsecretaria Geral da SMS, com o propósito de ampliar o acesso aos serviços de saúde e garantir a transparência das informações essenciais do sistema de saúde.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui