Saúde do Rio de Janeiro terá programa de detecção precoce de autismo

O "Programa Municipal de Descoberta de Sinais Precoces de Autismo" também prevê acompanhamento e suporte individualizado das crianças diagnosticadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução da Internet

Na última sexta-feira (21/07), o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionou a Lei nº 8.002/2023 que estabelece o Programa Municipal de Descoberta de Sinais Precoces de Autismo para a Rede de Saúde do Rio de Janeiro. De acordo com a norma, será aplicado o teste escala M-chat em crianças com idades entre trinta meses e dezesseis anos, seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A implementação desse programa representa um avanço significativo para a eficácia do tratamento e também para a coleta de dados estatísticos sobre o panorama do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Vereador Paulo Pinheiro (PSOL), um dos autores do texto, enfatiza que o programa permitirá um acompanhamento mais individualizado das crianças, agilizando o acesso a profissionais especializados e possibilitando o suporte adequado do Conselho Tutelar caso o diagnóstico seja confirmado.

A norma ainda estabelece que, no momento da realização do teste, os responsáveis serão devidamente informados sobre a importância da detecção precoce do TEA e sobre a pontuação que caracteriza o grau baixo, médio ou alto de probabilidade de identificação do autismo, sendo o risco baixo de 0 a 2, risco moderado de 3 a 7 e risco elevado de 8 a 20, conforme classificação da escala M-Chat.

Os parlamentares Eliseu Kessler (PSD), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Marcio Ribeiro (Avante), Luciano Medeiros (PSD), Rocal (PSD) e Marcelo Arar (PTB) também assinam a matéria, demonstrando o apoio e o compromisso da Câmara Municipal do Rio com essa importante iniciativa.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saúde do Rio de Janeiro terá programa de detecção precoce de autismo

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui