Saúde mental dos cariocas melhorou em relação ao ano de 2021, segundo levantamento do Instituto Rio21

O Instituto perguntou como os cariocas avaliavam a própria saúde mental ao longo de 2022. Mais da metade dos respondentes disseram que a sua saúde mental está ótima ou boa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

*Matéria de Ana Flávia Assumpção (Diretora da Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)

Em razão do Setembro Amarelo, o Instituto Rio 21, em parceria com o Diário do Rio, lançou a segunda edição da pesquisa cujo objetivo era compreender como anda a saúde mental dos moradores do Rio de Janeiro.

O Instituto Rio21 perguntou como os cariocas avaliavam a própria saúde mental ao longo de 2022. Mais da metade dos respondentes disseram que a sua saúde mental está ótima ou boa, ao passo que apenas 17,7% afirmaram que a sua saúde mental está muito ruim ou ruim neste ano.

Os números atuais são bastante diferentes do que foi verificado na pesquisa anterior: em 2021, 40,7% dos cariocas afirmavam que a saúde mental estava ruim ou muito ruim.

Advertisement
image 15 Saúde mental dos cariocas melhorou em relação ao ano de 2021, segundo levantamento do Instituto Rio21

Outro destaque positivo em 2022 diz respeito à solidão: aproximadamente 50% dos cariocas disseram que raramente ou nunca se sentem solitários.

Menos de 20% afirmaram que se sentem solitários sempre ou quase sempre atualmente. Vale ressaltar que a maior parte das pessoas que se sentem solitárias são aquelas que moram sozinhas, representando em torno de 25% desses respondentes.

image 16 Saúde mental dos cariocas melhorou em relação ao ano de 2021, segundo levantamento do Instituto Rio21

A pesquisa mostrou que a saúde mental da população carioca melhorou nos últimos 12 meses.

Quando a primeira edição da pesquisa foi realizada, em setembro de 2021, a situação da pandemia ainda afligia fortemente os cariocas. Isso certamente ajuda a explicar porque tantas pessoas avaliaram que a saúde mental estava tão ruim naquele momento.

Agora, em 2022, com a redução dos casos de COVID-19 e o fim das medidas restritivas, possibilitando uma maior interação entre as pessoas e a retomada do convívio social, um percentual muito maior de cariocas avaliam positivamente a própria saúde mental.

Mais resultados dessa pesquisa serão divulgados ao longo dos próximos dias.

Assinatura: Ana Flávia Assumpção (Diretora da Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saúde mental dos cariocas melhorou em relação ao ano de 2021, segundo levantamento do Instituto Rio21
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Somente por causa da pandemia a saúde mental piorou? Quer dizer que a violência, o trânsito, o desemprego ou a renda, a dificuldade no acesso a saúde, tanto pública quanto particular, o desrespeito aos direitos, não impactam a saúde mental?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui