Se estão fazendo empréstimos de até 85% do valor do bem utilizado como garantia sem fazer consulta no SPC ou Serasa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Predio da Caixa Econômica no Centro do Rio | Reprodução Internet

Nos dias que correm uma das principais preocupações é o dinheiro, segundo o IBGE 29,5 milhões de pessoas ocupadas receberam menos do que normalmente recebiam no mês de junho, e 8,3 milhões foram afastadas das suas atividades devido à pandemia. Dessas pessoas, a maioria trabalhava sem carteira assinada. Consequentemente não obtêm todos os benefícios que poderiam nos casos de despido.

Tudo o que está acontecendo mobilizou aproximadamente 19,4 milhões de brasileiros a trabalhar por conta própria ou a buscar uma nova fonte de renda. No último mês também houve um aumento de 6,8% na procura de dinheiro emprestado nas instituições financeiras segundo a Boa Vista SCPC.

A necessidade de recursos econômicos é grande e no mercado de créditos os brasileiros temos muitas opções, o importante é optar por créditos em uma companhia segura, para evitar taxas abusivas e inconvenientes no futuro. Para não cair em fraudes o mais importante é não fazer nenhum pago nem adiantamento para que o empréstimo seja liberado. Mas se as dúvidas sobre uma determinada instituição persiste é possível verificar se está autorizada pelo Banco Central para fazer operações deste tipo.

Qual empréstimo convém pegar nesta época?

Para determinar especificamente qual é o melhor empréstimo é preciso fazer uma cotação e avaliar quais condições são mais convenientes para um determinado orçamento. Cada pessoa tem necessidades diferentes, por isso a avaliação deve ser personalizada. Entretanto algumas opções podem ser mais convenientes que outras.

Por exemplo, a preferida pelos brasileiros continua sendo o Crédito Consignado, com juros baixos e várias parcelas. Atualmente, com as medidas tomadas, as possibilidades de ter 60 dias de carência ou até 120 dias sem pagar em caso de ter o salário reduzido ou suspendido tornam mais atrativo este empréstimo.

Quem não tem carteira assinada para fazer um consignado pode optar por empréstimos com garantia. Os mais conhecidos são os créditos com garantia de imóvel e com garantia de veículo (automóveis, motos, etc.). Mas, para fazer um empréstimo deste tipo é preciso ter a certeza que terá os recursos para quitá-lo e não perder a garantia.

Outra alternativa parecida, porém, que põem em risco valores menores é o penhor. Com este empréstimo na Caixa Econômica Federal o cliente pode fazer um empréstimo e obter até 85% do valor do bem utilizado como garantia, em caso de querer renovar o penhor pode obter até 130% do valor do bem. As taxas variam entre 2% e 2,46%. São aceitos metais nobres, diamantes, pérolas, joias, relógios, pratarias e canetas. Basta levar o objeto que você quer empenhar em uma agência da Caixa que realiza esta modalidade de empréstimo, ele será avaliado e ficará em custódia até a quitação do crédito.

Para fazer este empréstimo não importa se o cliente está negativado ou não. Fator que sempre foi considerado para fazer créditos, mas que atualmente está voltando a tomar importância, porque as agências de proteção ao crédito retomaram a costume de publicar os estados de inadimplência após 20 ou 25 dias, não mais aos 45 dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Se estão fazendo empréstimos de até 85% do valor do bem utilizado como garantia sem fazer consulta no SPC ou Serasa

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui