Seap exibe obras de privados de liberdade em exposição no Prédio da Central do Brasil

Por meio de pinturas e esculturas produzidas nas oficinas de artes das unidades prisionais, custodiados expressam sua percepção do mundo com trabalhos repletos de sensibilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os muros podem manter o indivíduo preso, mas não são capazes de aprisionar a sua imaginação. Ciente disso e da importância de estimular a produção criativa dos privados de liberdade, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que tem como missão trabalhar a ressocialização dos apenados, vai promover, a partir do dia 30 de novembro, no 3º andar da sede da secretaria, no Prédio da Central do Brasil, a exposição Arte e Artesanato no Ambiente Prisional, composta exclusivamente por trabalhos produzidos por privados de liberdade.

Realizada através da Subsecretaria de Tratamento com o apoio do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), a amostra visa estimular os custodiados a desenvolverem os seus talentos durante o período do cárcere, por meio do incentivo da remição da pena – a cada três dias trabalhados na atividade artesanal, num regime de carga horária semanal de oito horas, um dia da pena é diminuído. Atualmente, cerca de 95 apenados participam da Remição de Pena pelo Artesanato, instituída pela Resolução Seap nº 838 de 2020.

  • A arte no cárcere contribui para o desenvolvimento das capacidades intelectuais e o enriquecimento cultural dos custodiados, bem como dos valores sociais e do espírito de comunidade. Por meio das interações nas oficinas, do compartilhamento de ideias, no aprender e ensinar, os privados de liberdade têm a oportunidade de identificar e aprimorar as suas vocações – afirma a Secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca Nebel.

A exposição – que ficará em exibição permanente na Seap e acessível ao público de segunda a sexta, das 9h às 17h – é composta por pinturas e esculturas confeccionadas nos últimos dois anos. Nesse período, os autores contaram com o apoio da Diretoria Especial de Unidades Prisionais e Socioeducativas (SEEDUC). Produzidas com tinta acrílica, palitos de picolé, papelão, tinta guache e entre outros, as obras chamam a atenção, não somente pela excelência dos traços e acabamento impecável, características que são notadas em trabalhos de artistas profissionais, mas também pelo fato de que muitos desses autores aprenderam as técnicas utilizadas a partir de aulas que tiveram com outros presos. A intenção dos realizadores é ampliar o acervo periodicamente, à medida que novas peças forem sendo produzidas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seap exibe obras de privados de liberdade em exposição no Prédio da Central do Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Seap exibe obras de privados de liberdade em exposição no Prédio da Central do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui