Sebrae lança projeto com 11 roteiros turísticos envolvendo cidades do RJ

Objetivo do trabalho é fomentar o turismo do estado, demonstrando o que cada destino tem a oferecer com experiências, atividades, gastronomia e história

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ciclista passeando na ciclovia da Praia do Leblon
Ciclista passeando na orla do Leblon - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

O Sebrae Rio, em parceria com as secretarias de cada cidade do estado, lançou um projeto com 11 roteiros turísticos dentro do Rio de Janeiro. O plano contempla as localidades de Búzios; Campos; Cantagalo; Mangaratiba; Itatiaia (Penedo); Rio das Ostras; Rio de Janeiro (Paquetá e Zona Oeste); Teresópolis; e Vassouras. O projeto Agentes de Roteiros Turísticos visa melhorar a competitividade e a sustentabilidade do setor em todo o estado fluminense.

A coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Marisa Freitas, afirma que o trabalho possui dois eixos de atuação: roteiros e governança. “O objetivo é fomentar o turismo local, através da construção de roteiro (produto) e fortalecimento de governança. O roteiro turístico é um elemento-chave para demonstrar o que o destino tem a oferecer, e com isso atrair um fluxo maior de visitantes”, diz Freitas.

Já a governança, segundo a coordenadora, é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de um destino. “A junção desses elementos gera como resultado a melhoria da competitividade e sustentabilidade dos destinos assim como a geração de negócios, trabalho e renda e melhoria do bem-estar da população local”, completa.

praia da armacao Sebrae lança projeto com 11 roteiros turísticos envolvendo cidades do RJ
Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios


Advertisement

Destinos

Capital – Circuito Paquetá de Portos Abertos

O circuito leva o turista a conhecer a Ilha de Paquetá, para desfrutar de suas paisagens, p patrimônio cultural histórico, além de atividades artísticas e de lazer. São cerca de 4 horas de passeio que pode ser realizado com guia local ou de forma independente. A Ilha de Paquetá é o refúgio perfeito para quem deseja se surpreender com a natureza, história regional e diversão em meio a tradições locais.

Encantos do Oeste Carioca

Gastronomia e Cultura são pontos forte da Zona Oeste carioca e o roteiro está repleto de informação sobre locais que oferecem gastronomia afro, buffet de rodízio de comida de festa, restaurantes variados, além de bem-estar. O roteiro também contempla praias, esportes e passeios de barco.

Região Centro-Sul – Areal: Em Cantos de Areal – Turismo Rural

Organizado através das experiências ofertadas, o Circuito Em Cantos de Areal reserva um verdadeiro encantamento com os atrativos locais, através de experiências rurais singulares e autênticas. Ao todo, o circuito possui 15 atividades, entre eles cavalgadas, experiências rurais, jantares sob o luar, experimentação de vinhos em lugares inusitados, sunset rural, hospedagens rurais, trilhas e vivência de mestre queijeiro.

Região Norte – Campos: Circuito Caminhos da Fé

É um percurso que nasce da tradição religiosa da Festa de Santo Amaro, em Campos dos Goytacazes, e aproveita todo o histórico da região para um passeio que é ao mesmo tempo religioso e cultural. A festa de Santo Amaro em Campos dos Goytacazes é um dos festejos religiosos mais antigos do Brasil, com quase 300 anos de existência.

dji fly 20220922 110042 57 1663855806608 photo optimized 2 Sebrae lança projeto com 11 roteiros turísticos envolvendo cidades do RJ
Vista de drone da cidade de Campos dos Goytacazes • Fotos: Rafa Pereira, Diário do Rio


Região dos Lagos – Búzios: Raízes de Búzios

O roteiro convida a vivenciar experiências ligadas à diversificada cultura local, à saborosa culinária típica e ao artesanato produzido pelos povos tradicionais da cidade: os quilombolas e os pescadores. Ao resgatar as raízes de Búzios, o roteiro proporciona experiências únicas e surpreendentes, uma vez que envolvem não somente os atrativos naturais, mas também os culturais, que tecem e contam a história do município e de seus mais antigos povos.

Rio das Ostras: Roteiro Gastronômico Jazz e Blues

Nesse roteiro, diversos empreendedores promovem uma narrativa da cultura do Jazz & Blues em seus estabelecimentos, através da promoção da música, arte e culinária e, dessa forma, imprimem a imagem construída por Rio das Ostras. A iniciativa visa que o turista percorra esses estabelecimentos e possa ter uma experiência da cultura do Jazz & Blues, de forma a estabelecer um roteiro gastronômico que traga pratos inovadores para atrair o público e que integre meios de hospedagens, empresas da área de alimentação e lazer, junto com os pontos turísticos da cidade.

Região da Costa Verde – Mangaratiba Surpreendente

Além das belezas naturais que Mangaratiba oferece, o roteiro traz atrações para variados tipos de turistas: ecológico, cultural, aventureiro, e o preocupado com o bem-estar.

Região do Médio-Paraíba – Colônia Finlandesa do Penedo

O roteiro oferece um passeio de, aproximadamente, 05 horas e apresenta uma série de atrativos históricos e culturais da Colonização Finlandesa em Penedo, que já possui 93 anos, dentre eles o Clube Finlândia e o Museu Finlandês, além do Casarão Penedo, Casa de Pedra e Praça Finlândia com marco de 50 anos da colonização.

3 Penedo Park Divulgacao Sebrae lança projeto com 11 roteiros turísticos envolvendo cidades do RJ
Foto: Divulgação


Turismo Rural em Vassouras

O Roteiro de Turismo Rural em Vassouras proporciona uma viagem ao campo com muita história. Atrações como hotéis fazenda, cavalgadas, convívio com a vida no campo, com os animais, caminhadas pela mata, pesca e a rica gastronomia e visitas aos estabelecimentos produtores de cafés especiais que utilizam técnicas sustentáveis.

Região Serrana – Teresópolis, do campo à mesa!

Esta rota é um convite despretensioso para relaxar e experimentar a vida sem pressa. O objetivo é desvendar os encantos que guardam nossas montanhas, em experiências repletas de aromas, cultura e, principalmente, ar puro. O roteiro oferece day use em sítio, café rural, cavalgada, experiência agroecológica, degustação de pizza e encontro com artesãos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sebrae lança projeto com 11 roteiros turísticos envolvendo cidades do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui