A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) distribuiu certificados de formatura do programa Emprega JUV para 300 jovens da Barreira do Vasco, Cidade Alta, Morro dos Prazeres, Penha e Kelson; todas, favelas do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega aconteceu, na última quinta-feira (14), no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), na Zona Norte da cidade.
O Emprega JUV capacita os jovens para o mercado de trabalho. O programa também encaminha os alunos para vagas de trabalho para as quais os formados têm preferência ou aptidão. Entre as áreas com mais oportunidades estão: edição de vídeos, drone, design e produção de eventos.
Presente ao evento, o secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, foi o responsável pela entrega dos documentos. Em seu discurso, ele destacou que, em apenas três anos, o projeto formou mais de 16 mil jovens.
“O Emprega JUV, ao longo desses últimos três anos, formou mais de 16 mil jovens que começam a transformar as próprias vidas. Muitos deles estão pisando em um auditório e pegando um diploma pela primeira vez. Política pública é para todos, e o nosso trabalho social é voltado para os jovens de favela e periferia. O meu desejo é que os eles possam sonhar gigante”, celebrou o secretário.
Um dos atrativos dos cursos do Emprega JUV, além da qualificação, é a ajuda de custo dada pela Prefeitura do Rio, sem a qual muitos dos alunos não poderiam estudar. É o caso da estudante Ingrid Rafaele, de 15 anos, e moradora da Cidade Alta.
“Onde eu moro não tem muitas oportunidades para fazer cursos de graça. E agora eu saio com mais conhecimento e entendendo no que eu quero trabalhar. Foi muito bom ter feito esse curso porque nunca havia visto nada igual. Saí outra pessoa dele”, disse Ingrid.
Após ter atuado em mais de 100 territórios da cidade, o Emprega JUV continua mudando vidas. Para ter mais informações sobre cursos e oficinas basta acessar a página da secretaria nas redes sociais: www.instagram.com/JUVRio.