Barra Mansa recebe evento sobre desenvolvimento do turismo no estado do RJ

''Jornada do Turismo Fluminense'' aconteceu nesta quinta (15/06) no Sesc Barra Mansa, na região do Médio Paraíba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Autoridades municipais, estaduais e agentes de desenvolvimento do turismo participam da Jornada do Turismo Fluminense / Foto: Fabrício Gomes

O Sesc Barra Mansa recebeu, nesta quinta-feira (15), a primeira edição da Jornada do Turismo Fluminense, que reuniu integrantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), da TurisRio, agentes de desenvolvimento turístico e da iniciativa privada da região turística do Vale do Café. Durante o evento, grupos de trabalho discutiram estratégias continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos 10 anos.

Responsável por abrir o evento, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca (Progressistas), ressaltou que a Jornada tomou como base ações voltadas para práticas sustentáveis, integrativas e fortalecedoras das características regionais dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A criação da “Lei Estadual do Turismo” e a edição do “Plano Estratégico Turismo RJ+10 Anos” foram os pilares sobre os quais as lideranças elaboraram o atual projeto.

“Identificamos nesse momento a necessidade de se desenhar um projeto de desenvolvimento do turismo no Rio de Janeiro, que seja de médio a longo prazo. Cada um precisa entender a sua responsabilidade e fazer o que tem que ser feito para que a gente possa atingir as metas dos próximos 10 anos. A nossa Jornada começa aqui pelo Vale do Café e vai percorrer as 12 regiões. O governador Cláudio Castro tem dado todo o suporte para que a gente possa construir um destino turístico ‘Estado do Rio de Janeiro’ forte e em alto patamar em nível mundial”, esclareceu Tutuca.

Em sua participação, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PROS), ressaltou as potencialidades turísticas do município, bem como os trunfos do Vale do Café para ser um polo de atração turística para o interior do Estado.

Advertisement

“Confesso que quando cheguei nessa gestão, eu nunca imaginei que Barra Mansa pudesse fazer parte de algum circuito de turismo, portanto o primeiro passo foi dedicar esforços na construção de um novo horizonte. Barra Mansa não tem cachoeiras, praias, montanhas e eu tinha dificuldade de enxergar que o turismo é muito além disso. Conversei com a rede hoteleira da cidade para entender que a alta taxa de ocupação da nossa hospedagem é decorrente do turismo de trabalho e do turismo de negócios, fundamentais para a economia do município”, reconheceu Rodrigo Drable.

Programação

O evento teve início com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, ministrada por Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. Na sequência, a Setur-RJ apresentou o “Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos,” bem como a “Lei Estadual de Turismo” e a metodologia elaborada pelos grupos de trabalho.

Durante todo o evento os especialistas se debruçaram sobre temas, como: regionalização, integração, qualificação, captação de recursos, infraestrutura, segurança, estratégias de promoção e marketing, entre outros temas relevantes para o setor. Os grupos de trabalho, por fim, apresentaram suas propostas para os assuntos discutidos, bem como as próximas etapas para a elaboração do plano regional.

“Iniciarmos a Jornada na região do Vale do Café foi uma escolha muito interessante, em função de ser uma das maiores regiões com forte potencial e relevância turística. E agora, vamos seguir para outras, trabalhando em conjunto com objetivo de efetivar o desdobramento do Plano Estratégico Turismo RJ + 10 Anos como uma ação regional”, concluiu Carlos Lidizia, especialista em Planejamento Estratégico, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A Jornada do Turismo Fluminense conta com o apoio do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UNIRIO, da UFRRJ.

Confira as próximas datas:

22/06 (quinta-feira) – Serra Verde Imperial – Cachoeiras de Macacu

26/06 (segunda-feira) – Caminhos Coloniais – Sapucaia

05/07 (quarta-feira) – Agulhas Negras – Resende

12/07 (quarta-feira) – Costa Verde – Mangaratiba

19/07 (quarta-feira) – Costa do Sol – Macaé

25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti

02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim

17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes

22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais

31/8 (quinta-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna

12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barra Mansa recebe evento sobre desenvolvimento do turismo no estado do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui