
O Sesc Barra Mansa recebeu, nesta quinta-feira (15), a primeira edição da Jornada do Turismo Fluminense, que reuniu integrantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), da TurisRio, agentes de desenvolvimento turístico e da iniciativa privada da região turística do Vale do Café. Durante o evento, grupos de trabalho discutiram estratégias continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos 10 anos.
Responsável por abrir o evento, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca (Progressistas), ressaltou que a Jornada tomou como base ações voltadas para práticas sustentáveis, integrativas e fortalecedoras das características regionais dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A criação da “Lei Estadual do Turismo” e a edição do “Plano Estratégico Turismo RJ+10 Anos” foram os pilares sobre os quais as lideranças elaboraram o atual projeto.
“Identificamos nesse momento a necessidade de se desenhar um projeto de desenvolvimento do turismo no Rio de Janeiro, que seja de médio a longo prazo. Cada um precisa entender a sua responsabilidade e fazer o que tem que ser feito para que a gente possa atingir as metas dos próximos 10 anos. A nossa Jornada começa aqui pelo Vale do Café e vai percorrer as 12 regiões. O governador Cláudio Castro tem dado todo o suporte para que a gente possa construir um destino turístico ‘Estado do Rio de Janeiro’ forte e em alto patamar em nível mundial”, esclareceu Tutuca.
Em sua participação, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PROS), ressaltou as potencialidades turísticas do município, bem como os trunfos do Vale do Café para ser um polo de atração turística para o interior do Estado.
“Confesso que quando cheguei nessa gestão, eu nunca imaginei que Barra Mansa pudesse fazer parte de algum circuito de turismo, portanto o primeiro passo foi dedicar esforços na construção de um novo horizonte. Barra Mansa não tem cachoeiras, praias, montanhas e eu tinha dificuldade de enxergar que o turismo é muito além disso. Conversei com a rede hoteleira da cidade para entender que a alta taxa de ocupação da nossa hospedagem é decorrente do turismo de trabalho e do turismo de negócios, fundamentais para a economia do município”, reconheceu Rodrigo Drable.
Programação
O evento teve início com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, ministrada por Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. Na sequência, a Setur-RJ apresentou o “Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos,” bem como a “Lei Estadual de Turismo” e a metodologia elaborada pelos grupos de trabalho.
Durante todo o evento os especialistas se debruçaram sobre temas, como: regionalização, integração, qualificação, captação de recursos, infraestrutura, segurança, estratégias de promoção e marketing, entre outros temas relevantes para o setor. Os grupos de trabalho, por fim, apresentaram suas propostas para os assuntos discutidos, bem como as próximas etapas para a elaboração do plano regional.
“Iniciarmos a Jornada na região do Vale do Café foi uma escolha muito interessante, em função de ser uma das maiores regiões com forte potencial e relevância turística. E agora, vamos seguir para outras, trabalhando em conjunto com objetivo de efetivar o desdobramento do Plano Estratégico Turismo RJ + 10 Anos como uma ação regional”, concluiu Carlos Lidizia, especialista em Planejamento Estratégico, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A Jornada do Turismo Fluminense conta com o apoio do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UNIRIO, da UFRRJ.
Confira as próximas datas:
22/06 (quinta-feira) – Serra Verde Imperial – Cachoeiras de Macacu
26/06 (segunda-feira) – Caminhos Coloniais – Sapucaia
05/07 (quarta-feira) – Agulhas Negras – Resende
12/07 (quarta-feira) – Costa Verde – Mangaratiba
19/07 (quarta-feira) – Costa do Sol – Macaé
25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti
02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim
17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes
22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais
31/8 (quinta-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna
12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói