Secretaria de Estado de Turismo promove potencialidades dos destinos de natureza do Rio no Abeta Summit

Evento é o principal da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil e acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro, em São Paulo

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) participam do principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o XIX Abeta Summit, que acontece de 30/11 a 03/12, em São Paulo.

O Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura é considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor. Reúne de forma dinâmica e interativa, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais.

A Setur-RJ participa do evento divulgando todo o potencial do turismo de natureza do Estado em estande próprio. No espaço, que contará com a participação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), serão expostos os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro como o “Vem Caminhar, Vem Pedalar, Vem Passarinhar”, além de outras iniciativas de promoção e capacitação. O espaço contará com a presença de agentes e guias de turismo que operam em todo território fluminense, projetos de sucesso como a “Rede Nacional de Trilhas” e ainda distribuição de materiais promocionais impressos ou por meio de código QR, gerando oportunidades de negócios e troca de experiências.

“O Brasil é um grande destino para as viagens na natureza e atividades ao ar livre, mas o estado do Rio de Janeiro tem tudo isso a oferecer aos turistas, com seus belos cenários naturais, formados por montanhas, florestas, rios, praias, cachoeiras e grandes lagos. Um congresso como o Abeta serve de norte para que possamos nos aprofundar, de forma inteligente e sustentável. Esse nicho do turismo tem muito a ser explorado ainda”, destacou o Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves.

O Vice-Presidente da TurisRio, Felipe Rocha, que também é guia de turismo especializado em atrativos naturais, avaliou positivamente a participação do Estado do Rio neste congresso. “Primeira vez que participamos do Abeta Summit e a expectativa é a melhor possível. Será a oportunidade para operadores de turismo do Brasil e do mundo descobrirem as belezas naturais do nosso estado, assim como fazerem a interlocução com operadores locais, agentes de viagem e guias de turismo que estarão em nosso estande, principalmente, quando estamos desenvolvendo, para 2023, um plano de desenvolvimento do turismo de natureza no Estado”.

A programação conta com grande variedade de palestras, oficinas de capacitação, estudos de casos e visitas técnicas. O congresso busca ainda produzir conhecimento e melhorar a capacidade de gestão e inovação de micros e pequenos negócios, ampliar a rede de relacionamentos dos participantes e promover novas oportunidades de negócios para empresas e destinos turísticos.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui