Secretaria de Fazenda do Rio faz operação para combater empresas fantasmas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) realizou, nesta segunda-feira (18/01), uma ação no âmbito da Operação Maçarico XVI, para coibir a prática de emissões de notas fiscais indevidas por parte de empresas fantasmas. Com a Operação, a Sefaz pretende combater a simulação de operações e criação de endereços falsos.

A Secretaria de Fazenda vistoriou estabelecimentos na cidade do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé, Porciúncula, Resende e Porto Real. Os emissores de notas frias dessas localidades lançaram juntos, mais de R$ 1 bilhão em notas fiscais irregulares desde o início de 2020.

De acordo com a Sefaz, as empresas recém-abertas e inativas por muito tempo encabeçam esse tipo de fraude. Elas operam através de ações curtas e extremamente volumosas, ou seja, passam a emitir um grande volume de notas em um curto espaço de tempo.  

Ainda de com a Secretaria, se confirmada a fraude, os créditos irregulares de ICMS serão anulados e as empresas terão as suas inscrições estaduais canceladas.

Para o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Almir Machado: “O trabalho dos Auditores Fiscais da Receita Estadual é muito importante pois, por meio dele, é possível paralisar a emissão de notas fiscais de operações que não aconteceram e que podem ser usadas em atividades ilegais, como sonegação e lavagem de dinheiro”.

O programa “Na Mira da Receita Estadual“, lançado em setembro de 2020, deu origem à Operação Maçarico XVI, e tem como objetivo melhorar a arrecadação de impostos no Estado, combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Fazenda do Rio faz operação para combater empresas fantasmas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui