A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, junto com a Subprefeitura da Zona Sul, com apoio de Policiais Militares da UPP Babilônia, realizou, na manhã desta quarta-feira (24/02), uma operação de demolição de casas no Morro da Babilônia, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Paisagem Carioca, localizada entre os bairros de Leme e Copacabana. As edificações estavam inabitadas.
Duas construções foram erguidas após os invasores terem desmatado vegetação de Mata Atlântica, em visível expansão da comunidade. Uma outra construção seria o 4º andar de um imóvel, o que é ilegalizável, de acordo com o decreto n° 37915/2013, que veda a construção de novas edificações. Essa edificação podia ser vista por quem passasse pela Avenida Princesa Isabel. As estruturas foram demolidas.
“O que observamos aqui na Babilônia são prédios em áreas totalmente ilegalizáveis. Nossa ação protege o meio ambiente e também a vida das pessoas. Não importa a região: vamos agir sempre que houver flagrante de crime ambiental. Os tempos de vale-tudo ficaram para trás”, disse Cavaliere.