Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação BCG contra a tuberculose

O imunizante é aplicado, ainda na infância, nas maternidades e nas unidades de atenção primária para prevenir complicações decorrentes das formas mais graves da tuberculose

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação SMS - Rio

No Dia da Vacina BCG, celebrado neste sábado (01/07), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) alerta para a importância da vacinação como método de prevenção contra as formas graves da tuberculose. O imunizante é o modo mais seguro para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das formas mais severas da doença (miliar e meníngea).

Na Rede Municipal do Rio, a BCG é aplicada ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê. Nos seis primeiros meses de 2023, a cobertura da BCG já supera a meta de 90% de cobertura das crianças, com mais de 20,6 mil doses aplicadas. Em 2022, a meta também foi batida.

“É de extrema importância a cidade ter alcançado essa porcentagem de cobertura da BCG, que é uma vacina segura e eficaz. A imunização é um esforço conjunto. Outras vacinas de rotina das crianças ainda não alcançaram a meta e contamos com a colaboração dos pais e responsáveis para que levem seus filhos às unidades de saúde para a verificação e atualização da caderneta de vacinação” convoca a Superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.

A tuberculose é uma doença infecciosa que, além dos pulmões, afeta também ossos, rins e as meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os principais sintomas são tosse, febre, falta de ar, dor no peito, perda de peso e fraqueza. É considerada uma doença de grande impacto, com evolução lenta, mas com possibilidade de gravidade e sequelas. Ela tem cura e para preveni-la é necessário que as crianças tomem a vacina até os 4 anos. O imunizante é administrado em dose única.

Advertisement

E além das maternidades do município, o imunizante está disponível também nas unidades de atenção primária, como clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca de vacinação, em Botafogo, em dias pré-estabelecidos, conforme o cronograma disponível no link https://shre.ink/lts3.

A orientação é para que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos portando um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. A SMS também oferece uma cartilha com orientações sobre o calendário vacinal de rotina de crianças e adolescentes, com informações essenciais sobre cada imunizante disponível. O material pode ser consultado no site do EpiRio, no link https://shre.ink/ltsg.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação BCG contra a tuberculose
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui