Na manhã desta sexta-feira (29/03), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio anunciou o fim da epidemia de dengue na capital fluminense. Segundo o secretário Daniel Soranz, houve queda nos casos e melhoria da situação no município. Ele afirmou ainda que foi a epidemia com menor letalidade no Rio, com 7 óbitos para quase 100 mil casos da doença.
Com o fim da epidemia, a estrutura que estava sendo usada para a dengue será utilizada para a vacinação contra a gripe – que começa nas próximas semanas.
O secretário explicou também que o fim da epidemia não significa que não haverá mais casos de dengue, mas sim que os casos diminuíram e que não há um colapso pelo excesso de atendimentos nos postos de saúde. Mesmo assim, os cuidados com a prevenção de focos do mosquito devem ser mantidos, para que os casos não voltem a aumentar
Além disso, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra a dengue no município do Rio de Janeiro, de acordo com cronograma de calendário definido por idade.