Secretaria de Saúde intensifica combate às arboviroses com ações em 21 bairros

Esta ação é é intensificada em períodos de fortes chuvas, onde há maior concentração de calor e a circulação de  mosquitos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito: Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) irá realizar, nesta sexta-feira (19/01), ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial pela cidade do Rio de Janeiro. Foram escolhidos 21 bairros das Zonas Sul, Norte, Oeste e Central para a iniciativa. A iniciativa será conduzida pelos agentes de Vigilância em Saúde e acontecerá das 8h às 11h.

O trabalho desempenhado pelas equipes de Vigilância em Saúde é estratégico e, por essa razão, é intensificado ao longo do período de fortes chuvas, onde há maior concentração de calor e a circulação de  mosquitos. O órgão reforça que a participação da população no combate ao mosquito é essencial, já que grandes reservatórios e criadouros são encontrados em residências. 

As ações de combate à dengue irão contemplar os seguintes bairros: Parque Alegria, Copacabana, Borel, Brás de Pina, Rocha, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Guadalupe, Rocha Miranda, Pavuna, Madureira/ Engenheiro Leal, Acari, Parque Araruna/Quintino, Irajá, Vicente de Carvalho, Coelho Neto, Madureira, Vargem Pequena, Bangu, Carobinha/Campo Grande e Santa Cruz. 

No ano de 2024, somente nas duas primeiras semanas, foram visitados 182.406 mil imóveis para prevenção e controle do Aedes Aegypti e 45.579 mil recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes Aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhão de recipientes.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. E quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura 1746.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Saúde intensifica combate às arboviroses com ações em 21 bairros

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui