Secretaria Estadual de Saúde lança boletim epidemiológico do Coronavírus no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Governo do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, lançou nesta quarta-feira (10/06) o primeiro Boletim Epidemiológico da Covid-19. O material tem como objetivo apresentar o cenário da epidemia do Coronavírus no RJ.

Nesta primeira edição – que pode ser acessada clicando neste link -, foram avaliados os dados de fevereiro de 2020 até o último dia 30/05, sendo possível observar uma queda na taxa de incidência de casos do estado, que passou de 169/100.000 habitantes em abril, quando houve o maior número de casos, para 109/100.000 habitantes em 30/05.

O boletim também representa, por meio de gráficos em curvas, um padrão de queda do total de casos confirmados da doença a partir do dia 30/04, assim como do número de óbitos.

”Estamos enfrentando uma doença extremamente complexa e desconhecida do ponto de vista clínico, epidemiológico e social, e isso requer uma análise com muito rigor e atenção desses dados, para que eles sejam utilizados de forma a auxiliar na projeção de cenários e na definição de medidas de contenção da doença e da retomada, aos poucos, da normalidade, sempre com segurança”, explica Claudia Maria Braga de Mello, subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-RJ,

Também se destaca a tendência à queda na curva de casos de síndrome respiratória aguda confirmados de Coronavírus conforme a data de início de sintomas, assim como os casos que seguem em investigação. Para a subsecretária, as informações reunidas no boletim mostram que, apesar das medidas de isolamento social adotada no estado do Rio de Janeiro não terem atingido patamares desejados, surtiram efeito de forma a auxiliar no achatamento da curva.

”O estudo é importante porque reforça a necessidade de continuarmos esse monitoramento, pois ainda temos municípios com baixa incidência da Covid-19 e estamos em período sazonal para as doenças respiratórias. A ideia é termos uma atualização semanal para que seja possível auxiliar nas medidas que serão adotadas ao longo dos próximos dias”, afirma.

Perfil de pacientes acometidos pelo Coronavírus

O boletim também apresenta, pela primeira vez, o perfil dos pacientes mais infectados pela doença: 51,63% são mulheres, a maior parte com idades entre 30 e 49 anos. No entanto, os óbitos, em sua maioria, são de homens (57,17%) com idades entre 60 e 79 anos. Dentre as principais comorbidades identificadas, destacam-se a cardiopatia ou hipertensão arterial e a diabetes, seguidas por pneumopatias ou asma, obesidade e pacientes imunodeprimidos.

Este é o primeiro de uma série de boletins que passará a ser disponibilizado regularmente pela subsecretaria. O material é desenvolvido com base em dados dos sistemas de informação oficiais, estabelecidos pelo Ministério da Saúde para notificações de casos suspeitos de Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), além de outros canais possíveis, o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e informações enviadas pelos municípios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Estadual de Saúde lança boletim epidemiológico do Coronavírus no RJ

3 COMENTÁRIOS

  1. Votem no Governador witssel para Presidente ele vai fazer muito por ele mesmo .Ou no Lula pode haver até uma parceria rsrs.Falam tão mal do nosso Presidente eleito pelo povo.O nosso Prefeito Crivela do Rio de Janeiro está dando um banho de competência
    .A corrupção é sempre visualizada mas valorizada politicamente.O povo é órfão de atitudes e quando elegemos um Presidente honesto incômoda.Vamos esperar em Deus a Justiça.

  2. Votem no Governador witssel para Presidente ele vai fazer muito por ele mesmo .Ou no Luna pode haver até uma parceria rsrs.Falam tão mal do nosso Presidente eleito pelo povo.O nosso Prefeito Crivela do Rio de Janeiro está dando um banho de competência
    .A corrupção é sempre visualizada mas valorizada politicamente.O povo é órfão de atitudes e quando elegemos um Presidente honesto incômoda.Vamos esperar em Deus a Justiça.

  3. A população precisa se manter informada, não tem jeito. Precisamos saber com o que estamos lidando. Pós quarentena só consigo pensar em fazer a minha parte, ir nas urnas e votar em alguém que de fato represente a população carioca, estamos vivendo tempos difíceis e por isso precisamos mudar. Uma cara nova na política que aja de maneira certa e justa. Glória Heloíza, nela podemos confiar! https://www.youtube.com/watch?v=O7b2jR4WVTw&feature=youtu.be

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui