Secretaria Municipal de Cultura promove Dia de Iemanjá no Arpoador

A inciativa foi idealizada pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé. Grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu também participarão do evento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Celebrado do dia 2, o Dia de Iemanjá no Arpoador 2023 reunirá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, representantes de centenárias casas de Umbanda e Candomblé. A inciativa foi idealizada pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé. A celebração também contará com as participações de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu, a fim de homenagear Iemanjá no seu dia.

Atuante há 27 anos em quilombos de jongo do Vale do Café e em projetos culturais em Madureira, na Zona Norte da cidade, Marcos André reuniu aproximadamente 120 mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo, além de integrantes de 10 grupos grandes, para o ritual na rede de comunidades tradicionais por ele coordenada. O evento acontecerá também na sexta-feira (2), das 15h às 22h, com os recursos do Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto Iemanja 2 Secretaria Municipal de Cultura promove Dia de Iemanjá no Arpoador
Divulgação

O evento começou a ser realizado, em 2022, na Praia do Flamengo, no âmbito do Festival Multiplicidade, idealizado pelo artista gráfico e digital, cenógrafo, videoartista, diretor de arte de shows e espetáculos teatrais, Marcelo Felipe, mais conhecido como Batman Zavareze. A atual edição do evento será encabeçada por Mestre Bangbala, 103 anos, o Ogan mais antigo do Brasil em atividade e patrono da celebração.

Mestre Bangbala fez questão de enfatizar que, por conta de preocupações ecológicas, o evento lançará mão do uso de oferendas biodegradáveis. Ao final das celebrações, o público presente participará de um mutirão de limpeza das areias e pedras ao redor da celebração.

Advertisement

“Todas as oferendas do são biodegradáveis. Pedimos ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. É uma saudação à Rainha do Mar, à sua morada e às forças da natureza. Somente flores e frutas serão oferecidas,” afirmou o Ogan.

A celebração do Dia de Iemanjá começou, em 1923, na Praia do Rio Vermelho, em Salvador (BA), quando 25 pescadores decidiram ofertar presentes a Iemanjá, pedindo fartura e prosperidade diante da escassez de peixes na região. Através da intercessão do Orixá, os peixes abundaram na praia, dando início a um crescente comparecimento de barcos, no dia 2/02, com oferendas ao Orixá mais cultuado do Brasil.

Confira a programação completa

15h: Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim) com Tambores de Olokun, Ogan Kotoquinho, Afoxé Filhas de Ghandy e Afoxé Oré Lailai.

17h: Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador).

17h30:

Roda de Candomblé com Ogan Bangbala e Pai Dário de Ossain;

Roda de Umbanda com Tião Casemiro;

Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda;

Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo.

19h30:

Boas vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André;

Roda de Afoxés e Umbandas.

20h: Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Marcelinho Moreira, Carlinhos 7 cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados.

22h: Encerramento.

Das 15h às 22h: Feira Crespa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Municipal de Cultura promove Dia de Iemanjá no Arpoador
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Faltou dizer que isso já acontece a alguns anos, de forma informal. Alguém gostou e se apropriou da ideia.
    É bom pq combate um pouco a intolerância religiosa, mostrando que não é coisa do diabo, como certas vertentes de seitas evangélicas gostam de propagar….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui