Secretaria Municipal de Cultura promove Dia de Iemanjá no Arpoador

A inciativa foi idealizada pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé. Grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu também participarão do evento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Celebrado do dia 2, o Dia de Iemanjá no Arpoador 2023 reunirá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, representantes de centenárias casas de Umbanda e Candomblé. A inciativa foi idealizada pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé. A celebração também contará com as participações de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu, a fim de homenagear Iemanjá no seu dia.

Atuante há 27 anos em quilombos de jongo do Vale do Café e em projetos culturais em Madureira, na Zona Norte da cidade, Marcos André reuniu aproximadamente 120 mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo, além de integrantes de 10 grupos grandes, para o ritual na rede de comunidades tradicionais por ele coordenada. O evento acontecerá também na sexta-feira (2), das 15h às 22h, com os recursos do Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto Iemanja 2 Secretaria Municipal de Cultura promove Dia de Iemanjá no Arpoador
Divulgação

O evento começou a ser realizado, em 2022, na Praia do Flamengo, no âmbito do Festival Multiplicidade, idealizado pelo artista gráfico e digital, cenógrafo, videoartista, diretor de arte de shows e espetáculos teatrais, Marcelo Felipe, mais conhecido como Batman Zavareze. A atual edição do evento será encabeçada por Mestre Bangbala, 103 anos, o Ogan mais antigo do Brasil em atividade e patrono da celebração.

Mestre Bangbala fez questão de enfatizar que, por conta de preocupações ecológicas, o evento lançará mão do uso de oferendas biodegradáveis. Ao final das celebrações, o público presente participará de um mutirão de limpeza das areias e pedras ao redor da celebração.

“Todas as oferendas do são biodegradáveis. Pedimos ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. É uma saudação à Rainha do Mar, à sua morada e às forças da natureza. Somente flores e frutas serão oferecidas,” afirmou o Ogan.

A celebração do Dia de Iemanjá começou, em 1923, na Praia do Rio Vermelho, em Salvador (BA), quando 25 pescadores decidiram ofertar presentes a Iemanjá, pedindo fartura e prosperidade diante da escassez de peixes na região. Através da intercessão do Orixá, os peixes abundaram na praia, dando início a um crescente comparecimento de barcos, no dia 2/02, com oferendas ao Orixá mais cultuado do Brasil.

Confira a programação completa

15h: Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim) com Tambores de Olokun, Ogan Kotoquinho, Afoxé Filhas de Ghandy e Afoxé Oré Lailai.

17h: Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador).

17h30:

Roda de Candomblé com Ogan Bangbala e Pai Dário de Ossain;

Roda de Umbanda com Tião Casemiro;

Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda;

Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo.

19h30:

Boas vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André;

Roda de Afoxés e Umbandas.

20h: Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Marcelinho Moreira, Carlinhos 7 cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados.

22h: Encerramento.

Das 15h às 22h: Feira Crespa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Municipal de Cultura promove Dia de Iemanjá no Arpoador
lapa dos mercadores 2024 Secretaria Municipal de Cultura promove Dia de Iemanjá no Arpoador

3 COMENTÁRIOS

  1. Faltou dizer que isso já acontece a alguns anos, de forma informal. Alguém gostou e se apropriou da ideia.
    É bom pq combate um pouco a intolerância religiosa, mostrando que não é coisa do diabo, como certas vertentes de seitas evangélicas gostam de propagar….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui