A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) inicia nesta segunda-feira (04/01), ação integrada para realização de melhorias nos serviços de BRT. A operação passará pelas 26 estações com maior movimentação e tem como objetivo melhorar a qualidade do transporte e reduzir o risco de contaminação pela Covid-19.
Santa Cruz foi a primeira estação a receber a equipe de melhorias na manhã de hoje e, até o final do dia, a estação da Alvorada também deve ser visitada pela SMTR. A pretensão é que os trabalhos sejam concluídos no prazo de 2 semanas. A equipe que atua na operação tem a participação das secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, Conservação, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Subprefeituras, em conjunto com o BRT. Além disso, a equipe conta com operadores do sistema, para solucionar as irregularidades já identificadas em cada estação e no seu entorno.
Maína Celidonio, secretária municipal de transportes explica que a ação pretende cuidar da ordem, limpeza, manutenção e distribuição de máscaras estações de maior aglomeração. “Começamos uma campanha de conscientização para que as pessoas usem máscara no transporte, falem pouco, não comam nem bebam para evitar a contaminação de COVID-19. Esta ação integrada tem como objetivo garantir mais conforto e maior sensação de segurança aos usuários”, disse a secretária.
De acordo com a secretaria de transportes, foi elaborado um plano para a reabertura de sete das 56 estações fechadas nos corredores de BRTs na zona oeste. No dia de hoje foram reativadas as estações Pinto Teles e Bosque Marapendi (Módulo Expresso). Tanque (Módulo Expresso), André Rocha, General Olímpio, Nova Barra e Praça do Bandolim serão as próximas. Todas as estações reabertas também estão passando por pequenos reparos. Durante este mês de janeiro, a secretaria divulgará um cronograma de reabertura de outras estações.
A operação também está instruída a realizar acolhimento da população em situação de rua, combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, calçadas e travessias, fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outros serviços.
Buscando reduzir a superlotação dos ônibus, a SMTR está desenvolvendo um estudo junto ao BRT, sobre a frota disponível de ônibus articulados e a demanda de passageiros. A meta é reorganizar a distribuição de linhas e diminuir a concentração de passageiros nas estações, principalmente em horários de pico da manhã e à tarde.
A operação também está instruída a realizar acolhimento da população em situação de rua, combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, calçadas e travessias, fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outros serviços.
Buscando reduzir a superlotação dos ônibus, a SMTR está desenvolvendo um estudo, junto ao BRT, sobre a frota disponível de ônibus articulados e a demanda de passageiros. A meta é reorganizar a distribuição de linhas e diminuir a concentração de passageiros nas estações, principalmente em horários de pico da manhã e à tarde.
As 26 estações de BRT atendidas com a ação integrada da prefeitura são as seguintes:
Corredor TransCarioca:
- André Rocha
- Aracy Cabral
- Curicica
- Madureira – Manaceia e Mercadão
- Pinto Teles
- Praça do Bandolim,
- Tanque,
- Taquara
- Terminal Aroldo Melodia
- Terminal Madureira – Paulo da Portela
- Via Parque
- Vicente de Carvalho
Corredor TransOeste:
- Bosque Marapendi
- General Olímpio
- Gláucio Gil
- Magarça
- MatoAlto
- Nova Barra
- Pingo D´Água
- Recreio Shopping
- Salvador Allende
- Santa Cruz
- Terminal Alvorada
- Terminal Jardim Oceânico
Corredor TransOlímpica:
- Terminal Recreio