Nesta terça-feira (12/12), o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor César Carvalho dos Santos, disse que o Rio tem um déficit de 25 mil policiais Civis e Militares. Declaração ocorreu durante audiência da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
De acordo com o secretário, o efetivo da Polícia Militar, atualmente, é de aproximadamente 43 mil agentes, sendo que o ideal seria um contingente de 63 mil. Já a Civil conta com cerca de oito mil policiais em seus quadros, enquanto o ideal seria 13 mil.
“A gente tem déficit de policiais. Na Civil, a quantidade de ativos é quase igual à de inativos. Concursos estão previstos, mas são medidas de médio a longo prazo porque precisam de dinheiro e levam tempo para acontecer. Hoje, a gente procura adequar o efetivo para atender às demandas“, explicou o secretário.
Santos defendeu uma integração entre as polícias: “muitos atores [das polícias] não se falam. É preciso parar o amadorismo e não levar para o pessoal. É preciso criar uma relação interpessoal”.
No encontro, os deputados estaduais debatem o plano de ações visando a reduzir a criminalidade durante o verão. A reunião foi marcada em resposta aos recentes incidentes em Copacabana.