Na última quarta-feira (30/10), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu uma visita ilustre. David Hertz e Nicola Cryczka, respectivamente fundador e CEO da Gastromotiva, organização social voltada ao Movimento de Gastronomia Social, visitaram o secretário Bernardo Egas em seu gabinete, na Cidade Nova, no Centro da cidade.
Eles foram conhecer o projeto ”Hortas Cariocas”, da Prefeitura do Rio, que reúne 42 hortas espalhadas por escolas e favelas, prevendo uma produção de 70 toneladas de alimentos em 2019. Este projeto acaba de ganhar um prêmio do Pacto Milão, que estimula a criação de programas e sistemas de alimentação segura ao redor do mundo.
Os 2 programas têm tudo a ver. David Hertz e sua equipe oferecem cursos para profissionalizar jovens carentes na alta gastronomia e serve 100 refeições diárias para população em situação de rua, na Gastromotiva, na Lapa, Centro do Rio.
David Hertz, aliás, acaba de voltar de Nova York, nos Estados Unidos, condecorado com o prêmio Charles Bronfman, entregue a indivíduo com menos de 50 anos cujo trabalho humanitário, inovador, e orientado pelos valores judaicos, tenha contribuído significativamente para o mundo.
”Existe uma sinergia enorme com o DNA do nosso programa Hortas Cariocas e a Gastromotiva. Queremos muito encontrar uma forma de unir os projetos para conseguir fechar um ciclo de produção do alimento até a mesa de refeição, com alta relevância ambiental e social”, comentou o secretário Bernardo Egas.
Enquanto estudam elaborar um protocolo de intenções entre as duas partes, Hertz fez um convite a Egas para conhecer o Gastromotiva. Será na próxima quinta-feira (07/11), quando o próprio Hertz acompanhará o secretário de Meio Ambiente a uma horta para colher legumes e vegetais e, depois, seguirem para o Gastromotiva, onde ambos, junto com outros 15 voluntários, vão servir as mesas. Convite feito, convite aceito.
Além do Rio de Janeiro, o Movimento de Gastronomia Social possui unidade também no México, e projetos desenvolvidos em El Salvador e na África do Sul.