Localizada em Irajá, aos pés da Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da cidade do Rio de Janeiro a Ceasa de Irajá é considerada a segunda maior central de abastecimento de alimentos da América Latina. Criada pelo Governo federal como uma das principais prioridades do Programa de Desenvolvimento da década 70, a central de abastecimento se tornou uma das principais responsáveis pelo abastecimento não só da Capital como dos municípios vizinhos do estado do Rio de Janeiro.
Responsável por 80% dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos no estado do estado do Rio de Janeiro, a Ceasa funciona como uma “cidade” que funciona dia e noite e tem uma média de circulação de 60 mil pessoas e 30 mil veículos que passam por ali e levam e redistribuem para os bairros e municípios vizinhos as mercadorias produzidas no Rio, em outros estados e até mesmo fora do país.
Além disso a Ceasa comercializa anualmente quase 2 milhões de toneladas de alimentos que são responsáveis por abastecer restaurantes, pequenos mercadores e os sacolões da região metropolitana da cidade. Garantindo assim a renda para agricultores, frentistas, atacadistas, feirantes e comerciantes que integram a cadeia produtiva dos produtos hortifrutigranjeiros.
Vale ressaltar que a Ceasa mantém um banco de alimentos, que seleciona e embala mercadorias que seriam descartadas para que essas possam ser doadas para cerca de cem instituições.
Não tem nada errado nesta publicação? Segundo a IA, as três maiores são:
1.CEAGESP (São Paulo, Brasil): É a maior central de abastecimento da América Latina e uma das maiores do mundo. Abastece grande parte da cidade de São Paulo e outras regiões do Brasil.
2.Central de Abasto (Cidade do México, México): Considerada a maior do mundo em termos de volume de comercialização, abastecendo a Cidade do México e várias outras regiões.
3.Mercado Central de Buenos Aires (Argentina): Um dos principais centros de distribuição de alimentos na Argentina.
Adoraria que isso não fosse verdade e o RJ fosse a segunda maior. Enfim…..
Salim, IA não é exatamente uma fonte confiável.
Ceasa é realmente uma maravilha!
MUito bom. Só faltou dizer qual e a primeira maior central de abastecimento da A. Latina