Seis dicas para melhorar os hábitos da sua alimentação e ter uma vida mais saudável

A colunista Rosane Ventura ensina técnicas de respiração para ajudar nos hábitos do dia a dia. Nesta semana, ela fala sobre alimentação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Respiração consciente é uma das minhas especializações. Assim como Mindfulness, que se trata da atenção plena, ampliação da consciência em cada momento do dia, e isso inclui o momento das refeições onde nutrimos nosso corpo físico, mas também nossas emoções e mente.

E falar de alimentação me motiva, porque eu posso te ajudar a construir um ritual. Ritual esse que pode nos ajudar ou a falta dele pode nos prejudicar, metaforicamente falando. Rituais são gestos, palavras, formalidades, pensamentos e ações que estão ligados a alguma crença, religião ou costume popular.

Comer é se conectar com o alimento que nos fornece nutrientes e energia – o combustível necessário para o corpo físico. Assim como prana para a vitalidade do nosso corpo energético. Criarmos a relação com o alimento que vamos “colocar para dentro” em minha visão é de suma importância, assim como ativar a gratidão pelo o que se tem.

Atualmente, vivemos num botão automático, onde coisas do cotidiano deixam de ser para muitos motivo de agradecimento. Se formos nos alimentar na rua, considero esse “ritual”, esses pequenos gestos, ainda mais importantes. Já pensou que se o cozinheiro estava de mal com a vida, colocou essa energia de frequência baixa na comida? Cozinhar é um ato de troca… E aí esse alimento vai para dentro de você… Para refletirmos, não é mesmo?

Advertisement

Aqui em casa, quem cozinha é a Sileni, que cuida da casa. Eu já avisei a ela e expliquei a razão: se um dia estiver triste, de mal humor, me avise, e não será necessário cozinhar nesse dia. Por isso, hoje eu trago 6 dicas para melhorar os hábitos da sua alimentação e ter uma vida mais saudável

1- Se sente para comer na mesa sem tv ligada. Apenas você e a sua refeição, sem outra atividade paralela.

2- Não beba líquido durante a refeição. O líquido dilui os sucos gástricos e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos.

3 – Esfregue a palma de uma mão na outra por 5″ e as posicione sobre o prato de alimentos para energizar a comida.

4- Faça uma breve oração agradecendo toda a cadeia produtiva envolvida desde a plantação até o preparo dos alimentos.

Solicite que os alimentos sejam bem digeridos e os nutrientes que se façam necessários sejam bem absorvidos pelo seu corpo, assim como o que não lhe fizer bem seja excretado pelo organismo. Além de solicitar que a saciedade chegue até aqueles que sentem fome naquele momento.

5- Mastigue bem os alimentos até que eles comecem a se diluir na própria boca antes de engolir. Essa parte é fundamental para o processo de digestão e absorção de nutrientes.

6- Após a refeição, pare por 5 minutos e deite do lado esquerdo do seu corpo para auxiliar o processo digestivo e manter seu foco na respiração, na função que seu organismo precisa estar concentrado.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilha com alguém. E comente aqui como é a sua rotina na hora das refeições.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seis dicas para melhorar os hábitos da sua alimentação e ter uma vida mais saudável
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui