Seleção para 1ª turma da Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, está aberta

A instituição que está em construção pela Ternium vai oferecer ensino médio e técnico para jovens da região de Santa Cruz e Itaguaí

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Escola Técnica Roberto Rocca (ETRR), que está sendo construída pela Ternium em Santa Cruz, dá o seu primeiro passo para oferecer ensino médio e técnico para os jovens da região. Com um modelo pedagógico voltado para o aprendizado prático, que visa garantir formação profissional e habilidades necessárias para a indústria, a instituição tem foco na promoção da educação como ferramenta de desenvolvimento social da juventude local, por meio da formação técnica de qualidade.

Para ingressar, é necessário passar por um curso preparatório que está com inscrições abertas até o dia 8 de julho. O curso é gratuito e obrigatório para os estudantes que desejarem uma vaga. Podem concorrer os alunos do último ano do ensino fundamental que residam nos bairros de Paciência, Sepetiba e Santa Cruz e no município de Itaguaí.

As inscrições devem ser feitas pelo Responsável Legal no site tecnicarobertorocca.com.br. Os selecionados terão aulas de matemática e língua portuguesa, além de avaliações para acompanhar o processo de aprendizagem. Serão 15 encontros entre o dia 20 de julho e 28 de setembro. Para participar, os alunos vão receber um auxílio transporte para o deslocamento e alimentação no local. São 420 vagas previstas para o curso, das quais 192 alunos serão aprovados para a escola. A divulgação dos aprovados será em dezembro, com o início das aulas na escola técnica previsto para fevereiro de 2025.

Advertisement

A escola vai oferecer bolsas de até 100% para ensino médio e técnico para todos os alunos, com percentual de desconto variando de acordo com as condições socioeconômicas de cada estudante. Eles terão acesso a um programa educativo de qualidade e excelência reconhecido mundialmente, focado na indústria, e vão contar com uma estrutura de quase 9 mil metros quadrados, com 17 laboratórios e equipamentos de última geração para proporcionar aprendizado prático, com foco nas principais práticas do mercado. Com investimento de R$ 210 milhões, a unidade integra a rede de Escolas Técnicas Roberto Rocca, e é a terceira do Grupo Techint, do qual a Ternium faz parte.

Serão disponibilizadas 192 vagas para o ano letivo de 2025, além de mais 192 para 2026 e 192 para 2027, quando a ETRR estará completamente construída, totalizando 576 vagas.

Situada às margens da Rodovia Rio-Santos, a escola vai oferecer uma megaestrutura, com laboratórios e equipamentos de última geração, em um complexo educacional completo, com refeitório, ginásio e auditório. Além do aprendizado técnico, focado em suas especialidades, os alunos também contarão com as disciplinas regulares do ensino médio em uma formação completa.

Com um programa educativo focado na indústria, a escola vai priorizar a prática profissional sem deixar de lado o ensino das competências e habilidades essenciais na atualidade. A metodologia STEM (que preconiza ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e a aprendizagem baseada em projetos vão desenvolver nos alunos o espírito inovador e cooperativo, assim como a habilidade de resolução de problemas reais. Para estimular ainda mais o impacto na formação para o mercado de trabalho, a escola mirou em duas das áreas mais demandadas pela indústria, com os cursos de Mecatrônica e Eletromecânica, e vai formar profissionais para atuarem na indústria automotiva, aeroespacial, alimentícia, de energia e outras.

Serviço:

Inscrições para o Curso Preparatório: Até 8 de julho
Site: tecnicarobertorocca.com.br
Curso presencial obrigatório: de 20 de julho a 28 de setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seleção para 1ª turma da Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, está aberta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui