O Vasco da Gama informou, nesta segunda-feira (30/09), que o atacante David rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no empate em 1×1 com o Cruzeiro, no último domingo (29/09), no Estádio Mineirão, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante disso, o atleta precisará passar por cirurgia, e o tempo de recuperação estimado é de cerca de 8 a 10 meses.
Vale ressaltar que a lesão de David é similar às sofridas pelos volantes Paulinho e Jair no início da temporada. A dupla, inclusive, já está em reta final de recuperação e deve estar à disposição em breve. Além deles, o meia Estrella e o atacante Adson também são desfalques atualmente no elenco cruzmaltino.
Em meio ao novo problema e considerando que Emerson Rodríguez e Vegetti seguirão entre os titulares do Vasco, o DIÁRIO DO RIO lista algumas opções que o técnico Rafael Paiva tem para suprir a ausência de David visando a partida contra o Atlético-MG, pelas semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (02/10), às 19h15 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Confira:
Jean David
Contratado no fim de agosto, Jean David foi o escolhido por Paiva para substituir David contra o Cruzeiro. Ainda carecendo de entrosamento com os companheiros e em processo de adaptação ao futebol brasileiro, o chileno disputou apenas seu 4º jogo pelo Vasco e teve atuação discreta, mas demonstrou qualidade com a bola no pé. Visando uma troca sem modificar tanto a estrutura do time, é a primeira opção para a vaga.
Maxime Dominguez
Mais meia do que atacante, Maxime Dominguez é uma opção um pouco mais ”equilibrada” para herdar a vaga. Canhoto, atuaria pelo lado direito – com Emerson na esquerda -, cortando para dentro. Diferentemente de David, que tem no drible e velocidade seus principais atributos, o suíço cadencia mais o jogo e seria uma opção a mais para a armação de jogadas, aumentando a posse de bola vascaína. Pesa contra ele o fato de também ter sido contratado há pouco tempo e só ter entrado em campo uma vez.
Outras opções
Além dos três jogadores citados, há outras possibilidades. Uma delas é a improvisação dos laterais de ofício Leandrinho (esquerdo) ou Puma Rodríguez (direito). Com algum deles, o Vasco, ao menos na teoria, ficaria mais protegido defensivamente.
Paralelamente, a volta de Payet ao time titular – foi reserva contra o Cruzeiro – não pode ser descartada e, muito menos, a escalação do francês com Philippe Coutinho. Com isso, um deles – provavelmente o brasileiro – seria deslocado para a ponta esquerda. Por fim, Alex Teixeira e Rossi, especialistas da função, também são opções e estão relacionados. No entanto, neste momento, são considerados as últimas opções do elenco para o setor ofensivo.