Sem sujeira nas ruas: Dispositivo sonoro alertará moradores para descarte imediato do lixo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O vereador Zico (PTB) apresentou o Projeto de Lei nº 1.446/2019, que obriga os caminhões que recolhem o lixo pela ruas da cidade a emitir um alerta sonoro para avisar os moradores sobre a chegada desses veículos.

Para o autor da lei , “o dispositivo musical facilitaria o reconhecimento da chegada do carro de coleta, de forma que as pessoas depositassem seu lixo com a aproximação do veículo, evitando que o mesmo seja espalhado pela rua, entupindo os bueiros, o que provoca alagamentos“, adverte.

O político alerta que o descarte antecipado vem acarretando vários problemas, principalmente quando o lixo é revirado por alguma finalidade ou mesmo por animais.

Há relato de situações em que coletores clandestinos selecionam o que lhes interessa e descartam o restante do material em qualquer local, incluindo terrenos baldios e áreas de preservação ambiental“, aponta o autor.

Advertisement

O aviso sonoro, segundo o vereador, “vai auxiliar para que os moradores sejam lembrados que o caminhão de lixo se aproxima, para que dê tempo de o lixo ser disponibilizado e recolhido“.

Os caminhões de recicláveis circulam duas vezes na semana na área central da cidade, uma vez por semana nos bairros e uma vez por mês no interior do município. De acordo com a proposta, o sinal sonoro deverá respeitar os limites de decibéis estabelecidos pela legislação vigente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sem sujeira nas ruas: Dispositivo sonoro alertará moradores para descarte imediato do lixo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui