Semana Carioca do Turismo: Prefeitura promove ações nos pontos turísticos da cidade

Visitantes terão descontos de até 30% nos principais atrativos do Rio, como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, AquaRio, Roda-Gigante, entre outros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque Bondinho Pão de Açúcar / Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo do Rio, organiza entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, a Semana Carioca de Turismo. Dentre as ações, descontos nos pontos turísticos, iluminação especial do Cristo Redentor, lançamento do Plano Estratégico do setor e encontros voltados para o trade.

“É tempo de celebrar a maior vocação do Rio, o turismo. Esse dia é fundamental para ressaltar a importância dessa atividade, além de divulgar a imagem da cidade. É emprego e renda para a população e arrecadação para a Prefeitura investir na qualidade de vida do carioca”, afirma o Secretário Antônio Mariano. 

Toda a cadeia produtiva do setor de turismo, que compreende as atividades relacionadas a hotéis, restaurantes, transportes, cultura, entre outras, emprega aproximadamente 150 mil pessoas no Rio. E nos últimos 12 meses, a cidade arrecadou quase R$ 150 milhões de serviços relativos à hospedagem, turismo e viagens, segundo dados da SMFP.

A iniciativa marca o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, data escolhida pela Organização Mundial do Turismo em 1979 com o objetivo de ressaltar a importância econômica, social e cultural do setor. Na programação da SETUR, estão previstas reuniões com grandes atores do setor turístico carioca, o lançamento do Plano Estratégico Institucional de Turismo e a apresentação de estudos sobre o turismo no Rio de Janeiro.

Advertisement

Cariocas e turistas também vão poder participar da celebração. O Grupo Cataratas (gestor do AquaRio, BioParque e Paineiras Corcovado), a Roda-Gigante do Rio (Yup Star), o Parque Bondinho Pão de Açúcar e a Orla Rio vão oferecer descontos nas atrações que irão variar entre 10% e 30%. Vale ressaltar que, de acordo com o IBGE, mais da metade dos turistas nacionais que visitam o Rio tem como principal motivo lazer.

IMG 4407 Semana Carioca do Turismo: Prefeitura promove ações nos pontos turísticos da cidade
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Desde sua recriação em agosto de 2021, a Secretaria Municipal de Turismo já criou diversas políticas públicas para o desenvolvimento e melhoria na infraestrutura turísticas na cidade, como a Escola Carioca de Turismo, o LabTUR, o Dia de Turista, o Prêmio de Fotografia Visões Carioca, a Rede AfroCarioca de Turismo e o programa Dias de Glória.

Os próximos projetos da SETUR a serem desenvolvidos estarão voltados para um turismo mais sustentável, pesquisas e dados, expansão dos programas já em operação e grupos de trabalho com outros órgãos para a promoção conjunta da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semana Carioca do Turismo: Prefeitura promove ações nos pontos turísticos da cidade
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Semana Carioca do Turismo: Prefeitura promove ações nos pontos turísticos da cidade
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui