Semana da Baixada: Caxias recebe vasta programação cultural no Teatro Firjan SESI 

Evento terá artistas locais em uma programação que contará com atrações como exposição, filme, teatro, dança, circo, música e contação de histórias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

Teatro Firjan SESI Caxias está com programação especial para as comemorações do Dia da Baixada. Durante quatro dias, entre 27 e 30 de abril, o evento Semana da Baixada, vai movimentar a atividade artística de Duque de Caxias, com uma variada programação gratuita, para todos os públicos. A iniciativa contará com um amplo panorama sobre a produção cultural da cidade, reunindo atrações como exposição, filme, teatro, dança, circo, música e contação de histórias.  

programação começa no dia 27/4 com o documentário “@predioposto13 – Meu Nome É União” e a exposição “@predioposto13 – Olhares”, que retomam as memórias do antigo Hotel União, localizado em Nova Iguaçu, às margens da Dutra. Desativado há cerca de 20 anos, o prédio é um ícone da Baixada Fluminense, por ser ponto de referência para os moradores e um grande mural da pixação carioca. O filme discute o próprio processo de fazer cinema, o valor da arte urbana e o capitalismo através de uma ótica coletiva. Já a mostra, é composta com acervo de fotos que contam um pouco da história desse ponto marcante da região.   

Na sexta-feira, dia 28/4, a atração será o espetáculo “Marginal Y-güaçu”, que através do personagem Palhaço da Folia de Reis, conta a história de quem vive na Serra do Mar e na Baía da Guanabara. Utilizando de personagens históricos, fictícios e mitológicos, a montagem conta a história “achamento” do Brasil, “ocupação/invasão do Rio de Janeiro, da formação social e cultural da Baixada Fluminense”. O espetáculo tem a direção de Nielson Bezerra e Luciano Paixão, que também compõem o elenco com as atrizes Adrielle Vieira, Iacyara Helena e Giselle Motta.   

Para o público a partir de 18 anos haverá oficina de dança de salão, com Jefferson Moreno nos dias 28 e 29/4. A iniciativa visa proporcionar descontração e socialização. A atividade pretende trabalhar com os participantes a noção de ritmo, postura e passos básicos. A Oficina Brincante vai ser mais uma das atrações, no dia 29/4. Voltada para as crianças e seus responsáveis, a iniciativa promoverá atividades lúdicas e brincadeiras que não incluem instrumentos eletrônicos, como computadores e celulares. O intuito é a criação de vínculos e fortalecimento das relações afetivas e de confiança. A participação nas oficinas requer inscrição prévia pelo e-mail teatrosesi.caxias@firjan.com.br.  

Advertisement

 O espetáculo “Neca Popstar” também está na programação do dia 29/4. A montagem tem como base o Circo de Teatro Brasileiro e traz em cena uma mulher palhaça como protagonista. A peça que visa manter viva a tradição circense é uma criação da Cia Artística Sol sem Dó e tem a dramaturgia de Pereira França Neto. No elenco, Letícia Lisboa e Jessé Cabral.   

 O show Trio Baião Lunar encerra as atrações do dia 29/4, com um grupo de forró composto pelos vocalistas, Carlinhos Ribas, Jasiel Oliveira e Francisco Reginaldo; no triângulo, Francisco Reginaldo; na zabumba, Carlinhos Ribas; acordeom de Jasiel Oliveira; e produção musical Wilton Santiago.   

No domingo, dia 30, a Semana da Baixada conclui a programação com duas atrações, para o público infantil e adulto. Durante a tarde, às 16h, terá contação de histórias da Ciranda do Brasil para os pequenos. Orientada por Letícia Monteiro, a dinâmica estimula a prática da dança com forma no desenvolvimento infantil, utilizando elementos lúdicos que ajudam no entretenimento dos participantes. E para fechar o dia, o show da cantora e compositora Carou, encerra a programação do evento. Às 19h, a artista ocupará o Teatro Firjan SESI Caxias, com seu repertório composto por canções do novo cenário da MPB e do POP.   

O evento conta com uma programação bem variada, com o intuito de valorizar a produção local. O público vai ter a oportunidade de prestigiar o artista da região, em atrações gratuitas, para todas as idades”, destacou Gabriel Thiago Cortez, coordenador do Teatro Firjan SESI Caxias. 

Toda a programação é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo email: teatrosesi.caxias@firjan.com.br ou pelo telefone 27378362 

Serviço: 

Programação Semana da Baixada  

27/04  

Documentário: “@predioposto13 – Meu Nome É União”  

Horário: 19h30  

Classificação: Livre  

27/04 a 31/05  

Exposição: “@predioposto13 – Olhares”  

Horário: de terça a sexta, das 10h às 19h  

Classificação: Livre  

28/04  

Teatro: Marginal Y-güaçu   

Horário:19h30  

Classificação: 12 anos  

28 e 29/4  

Oficina de Dança com Jefferson Moreno  

Datas e horários: 28/04 das 14h às 17h  

                          29/04 das 9h às 12h  

Classificação: 18 anos    

Inscrições: teatrosesi.caxias@firjan.com.br  

29/04  

Oficina Brincante  

Horário: 9h às 12h   

Classificação: Livre  

Inscrições: teatrosesi.caxias@firjan.com.br  

29/4  

Neca Popstar  

Horário:16h   

Classificação: Livre  

29/4  

Show com Trio Baião Lunar   

Horário:  20h   

Classificação: 12 anos  

30/4  

A História e as Práticas Básicas da Ciranda  

Horário:  16h  

Classificação: Livre  

30/4  

Show com Carou  

Horário:  19h   

Classificação: 12 anos   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semana da Baixada: Caxias recebe vasta programação cultural no Teatro Firjan SESI 
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Semana da Baixada: Caxias recebe vasta programação cultural no Teatro Firjan SESI 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui