Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ acontece de 8 a 10 de novembro

Evento vai receber cerca de 4 mil estudantes de 94 escolas na Cidade Universitária. A programação é aberta ao público

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Matheus Schottz / Extensão UFRJ

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza suas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT). Com o tema Sociedade do Conhecimento – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovações, a edição marca a volta das atividades presenciais da SNCT. Serão 61 ações gratuitas e abertas ao público de cerca de 4 mil estudantes, na Cidade Universitária. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ. 

Com linguagem simples e acessível, a SNCT tem o objetivo de popularizar a ciência, a tecnologia e as inovações, a partir de atividades lúdicas e educativas, como oficinas em diferentes áreas do conhecimento. 

Neste tempo de tanta desinformação negando o valor da ciência, é fundamental que a UFRJ aproxime os estudantes e a sociedade em    geral do conhecimento e da produção científica brasileira. É por meio de eventos como estes que a extensão cumpre seu papel de estabelecer o diálogo entre a universidade e a população”, explica Ivana Bentes, Pró-reitora de Extensão da UFRJ.

Ao entrar em contato com as atividades oferecidas, crianças e jovens têm a oportunidade de conhecer a maior universidade federal do país presencialmente. Além disso, podem interagir com experimentos e se aproximar de questões culturais, tecnológicas e ambientais, que movem a sociedade de hoje e do amanhã”, observa a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

Advertisement

Estão confirmadas escolas da região metropolitana do Rio e da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, Magé, Mesquita e Nova Iguaçu. 

Ciência e tecnologia nos territórios 

Além das atividades marcadas para novembro, na Cidade Universitária, uma parte da programação aconteceu em outubro, no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e em escolas do complexo da Maré e de Manguinhos, com a realização da SNCT Territórios, em parceria com a Fiocruz. 

2. SNCT 2022.Credito Matheus Schottz Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ acontece de 8 a 10 de novembro

Programação 

As oficinas acontecem das 8h às 17h, no Bloco K, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Entre as atividades em destaque estão: as oficinas de técnicas criativas, de combate à desinformação Verifica ou Compartilha, de inteligência artificial Brain Link: monte seu cérebro e comande a aranha-robô e ainda os Desafios e Jogos na Matemática e a apresentação do Coral Infantil da UFRJ.

Como participar? 

A inscrição para grupos escolares já foi encerrada, mas o evento é aberto ao público, que pode participar das atividades oferecidas durante os três dias de evento, bastando comparecer ao local. Para mais informações, acesse o perfil oficial da Extensão UFRJ no Instagram e Facebook

4. SNCT 2022. Credito Matheus Schottz Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ acontece de 8 a 10 de novembro
Foto: Matheus Schottz / Extensão UFRJ

O que é a Extensão da UFRJ 

A Extensão é a área da UFRJ responsável por conectar a universidade aos demais setores da sociedade. Com 2 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.

Serviço: 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – UFRJ 
Datas: 8, 9 e 10 de novembro, das 8h às 17h
Local: Centro de Ciências da Saúde da UFRJ | Av. Carlos Chagas Filho, nº 373, Bloco K – Cidade Universitária, Ilha do Fundão – RJ. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ acontece de 8 a 10 de novembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui