Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico acontece de 14 a 20 de outubro

Até o dia 20, serão mais de 40 atividades na programação, entre oficinas, jogos, trilhas e visitas guiadas, exposições, palestras, rodas de conversa e demonstrações, para públicos de todas as idades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) acontece de 14 a 20 de outubro, com muitas atrações para o público. A Abertura acontece neste sábado (14/10) às 11h, com o show “Georgeana Bonow canta MPB e Bossa Nova”, no gramado do Lago das Tartarugas, em frente ao Centro de Visitantes.

Até o dia 20, serão mais de 40 atividades na programação, entre oficinas, jogos, trilhas e visitas guiadas, exposições, palestras, rodas de conversa e demonstrações, para públicos de todas as idades. Todas as atividades são gratuitas. Não haverá cobrança de entrada no arboreto para quem participar das trilhas e visitas guiadas, mas é preciso se inscrever no Centro de Visitantes. O evento terá a participação também da Embrapa Solos, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do PrevFogo/Ibama e do Projeto Mantis, entre outras instituições.

Os visitantes da SNCT no Jardim Botânico vão descobrir muitas coisas sobre a flora e a biodiversidade brasileiras. Nos estandes no Galpão das Artes, poderão observar como é feita a extração de substâncias de plantas medicinais, receber dicas de sustentabilidade que ajudam a reduzir os custos domésticos, conhecer melhor as PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais, participar de jogos e brincadeiras sobre os bichos do Jardim, ver as minúsculas florestas de musgos, fazer tintas de solo, bijuterias com sementes e artesanato sustentável, ilustração botânica e muito mais.

Entre as trilhas no arboreto, os visitantes poderão, entre outras coisas, aprender e praticar fotografia botânica com celulares, conhecer a coleção viva do Jardim Botânico acompanhados por um pesquisador, saber mais sobre os animais que vivem no arboreto e também sobre os animais polinizadores e sua importância para a nossa vida. E no Herbário estarão em exposição artefatos de várias culturas, pertencentes à coleção etnobotânica do JBRJ.

Advertisement

Na quarta-feira, dia 18/10, a Diretoria de Pesquisa Científica do JBRJ abre suas portas para público. É uma oportunidade de entrar onde os cientistas trabalham, conhecer suas atividades, as principais linhas de pesquisa e seus resultados. O JBRJ é uma das mais importantes instituições científicas do Brasil e responsável por projetos de envergadura nacional e internacional. Quem quiser conhecer de perto a história do Jardim poderá também fazer a visita guiada ao Galpão do Acervo e Memória, na quinta-feira, dia 19. Para as duas atividades, é preciso se inscrever no Centro de Visitantes.

O auditório do Instituto Tom Jobim receberá as palestras e rodas de conversa. Ainda dentro da programação, o projeto Compartilhando Ideias Sustentáveis realiza, na terça-feira, dia 17, um ciclo de palestras sobre sustentabilidade e consumo consciente, no auditório da Embrapa Solos, com especialistas da Comlurb, Embrapa, JBRJ e Cooperecológica.

No mesmo dia, às 13h, uma roda de conversa sobre “Biodiversidade e mudança climática no Antropoceno” reúne pesquisadores do JBRJ, UFRRJ e PUC-Rio, no Instituto Tom Jobim. Na quinta-feira, dia 19, será a vez da roda de conversa sobre “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável em escolas, museus e jardins botânicos”, com pesquisadores do JBRJ, Museu Nacional, MAST e UERJ, também no Instituto Tom Jobim.

No dia 20/10, o JBRJ também estará presente no Festival da Ciência, promovido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia como parte da programação da 20ª SNCT, na Praça Mauá. O evento, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), contará com a participação de mais de 20 instituições de ensino e pesquisa.

Para atividades com agendamento, as inscrições são feitas pelos telefones (21) 3874-1808 e 3874-1214, e-mail cvis@jbrj.gov.br ou presencialmente no Centro de Visitantes.

  • Serviço
  • Abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Show Georgeana Bonow canta MPB e Bossa Nova
  • Dia 14/10/2023, sábado, às 11h
  • Local: Gramado do Lago das Tartarugas, em frente ao Centro de Visitantes
  • Rua Jardim Botânico, 1008.
  • Telefones: (21) 3874-1808 e 3874-1214

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico acontece de 14 a 20 de outubro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico acontece de 14 a 20 de outubro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui