Seminário Desenvolve RJ repercute cenário de crescimento e consolidação de bons indicadores da economia fluminense  

“O Rio de Janeiro está com uma carga tributária razoável, uma boa estrutura, e os empreendedores contam com o apoio do governo," disse Cláudio Castro no evento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio

No Seminário Desenvolve RJ, realizado nesta quarta-feira (01/03), o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o Estado oferece inúmeras oportunidades e possibilidade de investimentos aos interessados em fazer bons e prósperos negócios. Castro afirmou aos 300 pessoas participantes do evento, entre empresários e representantes do setor público e da sociedade civil que, no Rio de Janeiro, não existe mais um abismo entre quem empreende e quem governa.

“O governo do Rio de Janeiro hoje é sócio majoritário de qualquer empreendedor. Definimos que o estado tem que ter um governo de diálogo, onde o empreendedor tem voz, pode colocar o seu problema, e estaremos prontos para ouvir. A sua experiência será levada sempre em conta,” disse o governador, destacando a total prioridade dada pelo seu governo ao processo de modernização para a abertura de empresas e atração de investimentos: “O Rio de Janeiro está com uma carga tributária razoável, uma boa estrutura, e os empreendedores contam com o apoio do governo. Esse é o Rio de hoje, que diminuiu para menos de uma hora o processo de abertura de empresas, modernizando e digitalizando os processos. Não é de poder público que se faz um estado e sim de vocês, que desenvolvem esse estado.

EJ DESENVOLVE RJ 16 Seminário Desenvolve RJ repercute cenário de crescimento e consolidação de bons indicadores da economia fluminense  
Cláudio Castro participar e os secretários Hugo Leal e Vinícius Farah/Divulgação

Responsável por abrir o seminário, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, ressaltou a retomada da econômica fluminense, anunciando o projeto governamental de investir mais de R$ 400 milhões nos setores de infraestrutura e reforma de condomínios industriais, além da criação de mais oito agências de desenvolvimento e a consolidação de 16 cidades como municípios polos do Estado.

Advertisement

“Hoje, temos superávit nas contas. Isso tudo que estamos vivendo é a retomada econômica do Rio de Janeiro. E com esses 16 polos, vamos abranger os 92 municípios do estado,” comemorou Farah.

Mediados pelo jornalista George Vidor, nos quatro painéis do seminário foram debatidos o futuro econômico fluminense. Um dos destaques foi Mauro Andrade, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Prumo, que ressaltou a grande relevância do Porto do Açu para economia do Estado. Segundo Andrade, o Porto já é a maior base de apoio logístico offshore de óleo e gás entre as instituições globais, além de ser e o segundo maior porto do Brasil em movimentação de carga. Na ocasião, Mauro Andrade destacou que o Porto de Açu se prepara para aderir à economia de baixo carbono, e planeja abrigar um cluster de hidrogênio verde.

Também presente ao seminário, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, celebrou o excelente momento que vive o Estado, com a previsão de receber 300 grandes investimentos, no período 2022-2024, especialmente nas áreas de óleo e gás, infraestrutura, indústria da transformação e desenvolvimento urbano. Caetano lembrou ainda que o Estado do Rio deve se consolidar como hub logístico.

No painel “Rio de Janeiro: um mar de oportunidades”, especialistas abordaram temas caros à economia fluminense, como: transição energética, a centralidade do Rio como polo para o descomissionamento de plataformas de petróleo e embarcações, e a elaboração de políticas públicas e de financiamento direcionados ao setor.

“Ao criar a Secretaria de Energia e Economia do Mar, que antes estava incluída na pasta do Desenvolvimento Econômico, o governador Cláudio Castro deu uma demonstração clara da importância do segmento.  O Rio de Janeiro é o maior produtor nacional de gás natural e de Petróleo. A economia do mar, que abarca desde a atividade da pesca à indústria do petróleo, incluindo turismo, defesa e segurança, é estratégica para o estado e imprescindível para o desenvolvimento. Queremos um ambiente favorável para que investidores, sejam da indústria ou do comércio, apostem no Rio de Janeiro,” declarou o secretário Hugo Leal (PSD) em sua participação no painel “Rio de Janeiro – nossa vocação é gerar energia.”

Ao falar sobre o programa Compra RJ, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, o gerente de Micro e Pequenas Empresas da AgeRio, Bruno Eudes, apresentou o histórico da agência de apoio financeiro a empresas e projetos com potencial de geração de emprego e renda, além do seu papel como redutora de desigualdades regionais. Bruno Eudes adiantou que, em 2023, a AgeRio, vai lançar o programa “Elas em foco” – uma linha de crédito voltada para mulheres empreendedoras.

EJ DESENVOLVE RJ 2 Seminário Desenvolve RJ repercute cenário de crescimento e consolidação de bons indicadores da economia fluminense  
Divulgação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seminário Desenvolve RJ repercute cenário de crescimento e consolidação de bons indicadores da economia fluminense  
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao senhor governado Cláudio Castro! De fato o melhor governador que o nosso estado já teve desde a redemocratização! Isso corrobora, que se tem gente competente a frente, o Rio tem jeito e tem tudo para voltar a ser o que sempre foi! Protagonista! Que o Rio tenha mais pessoas competentes trabalhando em prol do crescimento e do ressurgimento do protagonismo carioca e fluminense no Brasil e na América Latina! Tudo por um Rio de Janeiro grande e forte e por um Brasil maior ainda!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui