Um seminário promovido pelo Comitê Rio G20, na tarde desta segunda-feira (17/06), discutiu as mudanças e os impactos da inovação tecnológica no mercado de trabalho, e na sociedade como um todo. O encontro, realizado na esteira da reunião do G20, que ocorre em novembro, no Rio, aconteceu na Casa de Cultura Laura Alvim (Casa G20), em Ipanema. O evento reuniu especialistas no assunto para debater o atual cenário, falar sobre tendências e projetar o que se espera das novas ferramentas.
Um dos temas abordados no seminário foi como o avanço da tecnologia, sobretudo do que se chama atualmente de inteligência artificial, tem influenciado nas relações de trabalho, assim como o papel de empresas, poder público e ações criadas em universidades no desenvolvimento dessas iniciativas.
Coordenador geral do L20 no Brasil, Antonio Lisboa, falou sobre a importância do tema e como a discussão pode ajudar a sociedade a entende
“O debate sobre a inovação tecnológica, aflorado nos últimos anos pelo ChatGPT é fundamental. Essas tecnologias são extremamente importantes para o resultado da evolução humana. As tecnologias são uma conquista humana, e o grande desafio é como é que essas tecnologias serão colocadas à disposição da humanidade. A gente precisa fazer com que essas novas tecnologias sejam usadas para melhorar a vida dos seres humanos, melhorar o futuro do planeta, e não estar a serviço de pequenos grupos econômicos, fazendo com que isso gere mais desigualdade no mundo”.
Já para João Carabetta, que é chefe do escritório de dados da Prefeitura do Rio, a capital fluminense precisa voltar a ser o foco dos grandes debates internacionais, e o uso correto e assertivo da tecnologia é fundamental para isso.
“A gente quer fazer o Rio de Janeiro voltar a ser o foco dos debates internacionais. Além dos eventos oficiais do G20 e dos eventos paralelos, nós queremos fomentar todo o debate, sobre qualquer tema, dentro do país. Recentemente nós tivemos uma comitiva de sauditas querendo investir no Rio de Janeiro, agora temos esse evento do Comitê Rio20 que debate inteligência artificial, enfim todos os debates, cultura, tudo que tiver rondando esse tema é importante para o Rio”, disse João, que completou.
“A gente que, principalmente com o ChatGPT, essa nova inteligência artificial, muitas pessoas do mercado criativo podem ter suas vidas impactadas, mas também podem ter sua produtividade aumentada. A gente tá entendo, junto com outros atores, como que a prefeitura pode se movimentar, e como a prefeitura já fez para melhorar a vida dessas pesoas“, concluiu.
Esta foi a terceira edição do Seminário promovido pelo Comitê Casa G20. Idealizado pelo Santuário Cristo Redentor, a ação debateu anteriormente a importância das mulheres na economia brasileira e educação ambiental e sustentabilidade.
Presidido pelo Brasil, a reunião do G20, bloco das maiores economias do mundo, acontece em novembro no Rio de Janeiro.