A escritora brasileira que completaria 100 anos em 2020 é a homenageada no seminário promovido pela professora, escritora, consultora, pesquisadora, palestrante, coordenadora e curadora de eventos literários, Cintia Barreto, que vem aquecendo a economia criativa e o cenário literário do Rio de Janeiro, por meio de seus projetos de incentivo e promoção de leitura, entre eles, o consagrado Conversa Literária.

Em março, Cíntia promove mais um evento, que também marca a o lançamento da  primeira turma de Pós-Graduação em Literatura Brasileira de Autoria Feminina, na Universidade Cândido Mendes. Cintia, que coordena ainda a Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil há 10 anos,  fala um pouco sobre seu novo projeto:

“A contribuição das mulheres para a literatura é gigante e valiosíssima. Durante esses anos, tenho me desdobrado para promover encontros em que a arte, a educação, o livro, o escritor e o leitor são as estrelas, como forma de estimular e empoderar nossos autores e a cultura nacional. Essa pós-graduação voltada para a Literatura Brasileira de Autoria Feminina é uma conquista para todas nós, mulheres, brasileiras, escritoras e artistas”, destacou Cíntia Barreto. 

Para a professora, “Clarice Lispector é dona de uma narrativa que enverada pelo meandros psicológicos das mulheres. Criou personagens singulares mostradas de dentro. Fez com que muitas leitoras se identificassem e promoveu uma verdadeira revolução literária no que diz respeito à escrita autoral feminina”.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

Estarão presentes no Seminário as grandes escritoras Marina Colasanti e Eliana Alves Cruz, marcando a força da literatura brasileira de autoria feminina.

Cintia Barreto

Além da comemoração do Centenário de Clarice, o evento homenageará outra grande escritora do cenário literário nacional, Carolina Maria de Jesus. A atividade conta com mesas de debates, feira do livro, exibição de curta-metragem, além de atração musical e cênica. As Editoras ROCCO e MALÊ, representantes das escritoras homenageadas, estarão presentes, distribuindo levarão surpresas para os participantes.

As inscrições podem ser feitas no link.

Serviço:
14/03/2020 (sábado)
10h às 17h
Local: Universidade Candido Mendes – auditório (sala 507)
Endereço: Rua da Assembléia, 10 – Centro

Programação:
9h
– Abertura da Feira do Livro com livros da CLARICE LISPECTOR e café da manhã

10h
às 13h – Centenário Clarice Lispector

Mesa 1: Marina Colasanti, Nicole Algranti, Anélia Pietrani e Ana Claudia Abrantes.

Pedro Vasquez, editor da Rocco, estará presente falando sobre o projeto de reedição de toda obra de Clarice.

– Exibição do curta “O OVO”: filme curta metragem preto e branco, de Nicole Algranti. Texto de Clarice Lispector

14h às 17h – Homenagem à Carolina de Jesus
Mesa 2 : Eliana Alves Cruz, Simone Ricco, Jorge Marques e Tom Farias.

Intervenção
Musical: Márcio Januário e Vitor Trope.

Intervenção
Cênica: Talita Leonelli e Virgínia Morais.

Participação
Especial: Lucas Coelho

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui