Semove lança ações para reduzir poluição e reutilizar água em mobilidade sustentável

Empresa de transporte divulga 1º Relatório de Sustentabilidade; com as ações, 2,5 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet

O transporte público por ônibus tem contribuído uma mobilidade urbana mais verde no Rio de Janeiro. O controle das emissões de gás carbônico, a utilização de tecnologia limpa nos motores a diesel e os investimentos em programas de reuso de água se destacam entre as 181 empresas de ônibus do Estado. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a empresa Semove divulga os resultados do 1º Relatório de Sustentabilidade, destacando as ações desenvolvidas nos últimos 25 anos.

Uma das conquistas foi a redução significativa das emissões de poluentes na Região Metropolitana. Os programas Selo Verde e Despoluir integraram conceitos como conservação ambiental e desenvolvimento econômico, tornando a frota de ônibus mais eficiente e aumentando a competitividade do setor. Os resultados dessas iniciativas indicam uma economia de 960 milhões de litros de diesel e a prevenção do lançamento de 2,5 milhões de toneladas de CO e 57 mil toneladas de material particulado na atmosfera desde 1997, quando se iniciaram as primeiras ações do setor.

“Não há dúvidas quanto à capacidade do setor de ônibus urbano ser sustentável, em especial com a entrada das novas tecnologias de motores Euro VI e o uso de biocombustíveis de melhor qualidade” afirma o gerente de Planejamento e Controle da Semove, Guilherme Wilson.

Advertisement

O Relatório de Sustentabilidade demonstrou que, mesmo sem a eletrificação das frotas urbanas, já houve a diminuição de emissões de CO2 em 52%, nos últimos nove anos, devido aos programas de controle de emissões e de eficiência energética adotados, à gradativa adição de biodiesel na mistura com o diesel e a própria redução das frotas. Já o levantamento de emissões dos poluentes locais revelou a redução em 89% de material particulado (MP), 81% de monóxido de carbono (CO), 83% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 83% de hidrocarbonetos (HC) somente com renovação da frota.

O levantamento também demonstrou a importância do reuso de água na operação das empresas de ônibus, que têm aderido às iniciativas que valorizam e estimulam a utilização consciente do recurso natural para colaborar com o meio ambiente e promover mais economia e redução de custos. Em 12 anos, desde a implementação do primeiro sistema de reuso, foram economizados 773 milhões de litros de água nobre, número que encheria 309 mil piscinas olímpicas. A adoção dessa medida já possibilitou a redução de 59% do consumo de água nas empresas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semove lança ações para reduzir poluição e reutilizar água em mobilidade sustentável
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui